Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nava, Daniela Trentin | - |
Autor(es): dc.contributor | Nava, Daniela Trentin | - |
Autor(es): dc.contributor | Marins, Araceli Ciotti de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Regiane Slongo | - |
Autor(es): dc.creator | Ludvig, Daniela Carolina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25533 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668409 | - |
Descrição: dc.description | This paper presents an alternative for the teaching of probability for the final years of the Elementary School or High School through the game of discs. The study is based on the assumptions of Game Theory, which is believed to offers means for the development of critical mathematical thinking through the active action of the student who becomes the protagonist of his own educational process, and the teacher is seen as the mediator of this process. The probability present in the game of discs, can be taught as introduction, fixation or even evaluation for the subjects. The game resolution is presented using other parameters that allows the teacher to teach and/or rescue concepts of geometry and probability. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho apresentamos uma alternativa de ensino de probabilidade para o Ensino Fundamental Anos Finais ou Ensino Médio por meio do jogo dos discos. O estudo está embasado nos pressupostos da Teoria dos Jogos, em que se acredita que tal teoria oferece meios para o desenvolvimento do pensamento crítico matemático através da ação ativa do aluno que se torna o protagonista de seu próprio processo educacional, e o professor é tido como mediador deste processo. A probabilidade presente no jogo dos discos, pode ser desenvolvida como introdução de conteúdo, fixação ou avaliação. Apresentamos também a resolução do jogo utilizando de outros parâmetros que permite ao professor desenrolar e/ou resgatar conceitos de geometria e probabilidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos de probabilidades (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Game theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games of chance (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | O ensino de probabilidade por meio do jogo dos discos | - |
Título: dc.title | The teaching of probability through the game of discs | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: