O ensino de probabilidade por meio do jogo dos discos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNava, Daniela Trentin-
Autor(es): dc.contributorNava, Daniela Trentin-
Autor(es): dc.contributorMarins, Araceli Ciotti de-
Autor(es): dc.contributorFagundes, Regiane Slongo-
Autor(es): dc.creatorLudvig, Daniela Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25533-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668409-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents an alternative for the teaching of probability for the final years of the Elementary School or High School through the game of discs. The study is based on the assumptions of Game Theory, which is believed to offers means for the development of critical mathematical thinking through the active action of the student who becomes the protagonist of his own educational process, and the teacher is seen as the mediator of this process. The probability present in the game of discs, can be taught as introduction, fixation or even evaluation for the subjects. The game resolution is presented using other parameters that allows the teacher to teach and/or rescue concepts of geometry and probability.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho apresentamos uma alternativa de ensino de probabilidade para o Ensino Fundamental Anos Finais ou Ensino Médio por meio do jogo dos discos. O estudo está embasado nos pressupostos da Teoria dos Jogos, em que se acredita que tal teoria oferece meios para o desenvolvimento do pensamento crítico matemático através da ação ativa do aluno que se torna o protagonista de seu próprio processo educacional, e o professor é tido como mediador deste processo. A probabilidade presente no jogo dos discos, pode ser desenvolvida como introdução de conteúdo, fixação ou avaliação. Apresentamos também a resolução do jogo utilizando de outros parâmetros que permite ao professor desenrolar e/ou resgatar conceitos de geometria e probabilidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos jogos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de probabilidades (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGame theory-
Palavras-chave: dc.subjectGames of chance (Mathematics)-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectGames in mathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleO ensino de probabilidade por meio do jogo dos discos-
Título: dc.titleThe teaching of probability through the game of discs-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.