“O abraço” de Romero Britto: um olhar artístico para a matemática e um olhar matemático para a arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorNovaes, Barbara Winiarski Diesel-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Vanessa Largo-
Autor(es): dc.creatorButcke, Daiane Aparecida Pego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:07:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:07:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668325-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo retratar a importância do ensino integrado da Arte com a Matemática assim como Matemática com a Arte. Primeiramente procuramos definir a importância e o papel de cada disciplina perante a sociedade, salientando assim a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar, tendo o professor como importante mediador na prática pedagógica, orientando, estimulando e potencializando a capacidade de compreensão de ambas as disciplinas, ampliando a curiosidade e o pensamento crítico, motivando os educandos de tal modo que o aprendizado seja coerente, significativo e concreto, ou seja, o aluno precisa ser conduzido a vencer barreiras por meio de estratégias eficazes. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que defendem esta prática interdisciplinar, como uma importante ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem. E por fim, apresentamos uma proposta de atividades utilizando a obra “O abraço” de Romero Britto, ratificando assim o uso da arte como um dos recursos possíveis para auxiliar e tornar os processos de ensino e de aprendizagem da matemática, mais prazerosa, demonstrando que é possível fundamentar, de forma significativa, a formação e aquisição de novas ideias ou conhecimentos matemáticos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectArt - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.title“O abraço” de Romero Britto: um olhar artístico para a matemática e um olhar matemático para a arte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.