Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Verdade, Lucas Lauer | - |
Autor(es): dc.contributor | Verdade, Lucas Lauer | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sarah Honorato Lopes da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinatt, Jéssica Marcomini | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, João Victor Souza Scarlatto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:07:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:07:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5468 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668270 | - |
Descrição: dc.description | A ineficiência do transporte público por ônibus pode gerar uma série de problemas relacionados à mobilidade urbana, uma possível causa desta ineficiência está relacionada à tarifação do serviço. Em 1983 foi desenvolvida uma metodologia que propôs a padronização do cálculo ela foi denominada como planilha GEIPOT. O presente trabalho trata-se do desenvolvimento de um software para cálculo tarifário que utiliza como base a referida planilha. O objetivo deste trabalho foi aplicar os critérios desta metodologia através da implementação de um programa com interface gráfica intuitiva, de fácil utilização e voltado para o estudante de graduação de engenharia civil. O programa foi desenvolvido através da utilização da linguagem de programação Visual Basic for Application vinculada ao software Microsoft Office Excel. Para testar sua funcionalidade o software foi utilizado para o cálculo de um exemplo fictício. Por fim, pode se concluir que o aplicativo supriu as expectativas no teste, porém cabe salientar que a metodologia encontra-se defasada com relação aos seus coeficientes e considerações, no sentido que alguns parâmetros que influenciam direta ou indiretamente no custo operacional, ou não foram contemplados ou estão implícitos no método, como exemplos não são ponderadas medidas que privilegiam o transporte por ônibus nem a taxa de rentabilidade esperada pela operação do serviço. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Apucarana | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte - Tarifas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportation - Rates | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban transportation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de software para cálculo de tarifa de transporte público por ônibus através da metodologia tarifária do GEIPOT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: