Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Weslei Chaleghi de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:07:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:07:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26818 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668265 | - |
Descrição: dc.description | With this research, we aim to demonstrate the possibility of establishing a dialogue between different artistic manifestations, in this case, literature and cinema, under a didactic perspective that provides, in the school context, discussions on issues related to diversity, social inclusion, breaking of social stigmas and development of otherness. Initially, we seek to briefly present the social function of art and how it can be inserted into various discussions in the classroom with a focus on humanization. As a result, to stimulate reflections on the humanizing power of art, its theories and relationship with the social context, authors such as: Candido (1999; 1995, 2004), Cosson (2007), Bhabha (2007), Brito ( 2006), Melo (2020) and Stam (2008). To prove our initial hypothesis literature and cinema can be combined in the process of the development of otherness , we opted for a qualitative research with an interpretative / bibliographic method, that is, we seek, through the theoretical framework of this work, re ( think) in pedagogical practices that contemplate art beyond its aesthetic value. | - |
Descrição: dc.description | Com essa pesquisa, objetivamos demonstrar a possibilidade de se estabelecer o diálogo entre manifestações artísticas distintas, no caso, literatura e cinema, sob uma perspectiva didática que propicie, no âmbito escolar, discussões sobre questões ligadas à diversidade, inclusão social, quebra de estigmas sociais e desenvolvimento da alteridade. Buscamos, incialmente, apresentar brevemente a função social da arte e como ela pode ser inserida dentro de diversas discussões em sala de aula com enfoque na humanização. Em função disso, para estimular as reflexões sobre o poder humanizador da arte, suas teorias e relação com o contexto social, estão presentes autores como: Candido (1999; 1995, 2004), Cosson (2007), Bhabha (2007), Brito (2006), Melo (2020) e Stam (2008). Para comprovar nossa hipótese inicial – a literatura e cinema podem ser adjuntas no processo do desenvolvimento da alteridade –, optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa com método interpretativista / bibliográfico, ou seja, buscamos, por meio do arcabouço teórico corpus desse trabalho, re(pensar) em práticas pedagógicas que contemplem a arte para além do seu valor estético. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanismo na arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion-pictures and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanism in art | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O diálogo entre literatura e cinema como proposta pedagógica humanizadora | - |
Título: dc.title | The dialogue between literature and cinema as a humanizing pedagogical proposition | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: