Cidadania e ensino de ciências: aulas contextualizadas como ferramenta pedagógica para a formação da cidadania

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDiel, Paulo Fernando-
Autor(es): dc.contributorDiel, Paulo Fernando-
Autor(es): dc.contributorBoeno, Rosangela Maria-
Autor(es): dc.contributorSousa, Fernando Carlos de-
Autor(es): dc.creatorVarela, Quéren Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:07:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:07:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668248-
Descrição: dc.descriptionBeing a citizen means, to have aware of your role in society, assuming your rights and duties, making a positive contribution to social transformation. Education is one of the tools for the development of citizenship, as it establishes a dialogue between students and teachers and allows the construction of knowledge. However, science teaching has often been carried out, emphasizing the decontextualized scientific knowledge of citizenship. In this way, there is a separation of the individual from society. However, it is necessary for the student to see how part of the environment is not inserted, and can transformative their reality. This research aims to understand how a contextualized class of science education can contribute to the development of citizen awareness in students. The realization of the research took place in a state school in Dois Vizinhos-PR. Three theoretical-practical classes were taught, where it was used as didactic resource, materials collected in the city, as well as images of places of different conservation states for presentation. The theme addressed was basic sanitation, seeking to bring reflections on the theme, and make students active parts of the environment where they live. A pre and a post-questionnaire were applied which generated data that were analyzed by the qualitative and quantitative methodological perspective. From the information obtained it was realized that the contextualized classes can become an important social instrument in the formation of the citizen as the students realized that state and population are linked. For, when, the authorities propose to intervene in the well-being of the people, in order to prevent diseases and contribute to a better quality of life, everyone wins, since it is the population that keeps the resources that enable the conservation of the environment. and the services they consume.-
Descrição: dc.descriptionSer cidadão significa, ter consciência do seu papel na sociedade, assumindo seus direitos e deveres, exercendo uma contribuição positiva para a transformação social. A educação é uma das ferramentas para o desenvolvimento da cidadania, pois estabelece um diálogo, entre aluno e professor e permite a construção do conhecimento. No entanto, o ensino de ciências, vem sendo frequentemente realizado, enfatizando o conhecimento científico descontextualizado da cidadania. Desta maneira, ocorre um afastamento do indivíduo com a sociedade. Porém, é necessário que o aluno se enxergue como parte do meio no qual está inserido, e possa ser transformador de sua realidade. Esta pesquisa tem por objetivo entender como uma aula contextualizada do ensino de Ciências pode contribuir no desenvolvimento da consciência cidadã nos alunos. A realização da pesquisa ocorreu em uma escola estadual de Dois Vizinhos-PR. Foram ministradas três aulas teóricopráticas, onde utilizou-se como recurso didático, materiais coletados no município, bem como imagens de locais de diferentes estados de conservação para apresentação. O tema abordado foi saneamento básico, buscando trazer reflexões a respeito do tema, e tornar os alunos partes ativas do ambiente onde vivem. Foram aplicados um pré e um pós- questionário os quais geraram dados que foram analisados pela perspectiva metodológica quali-quantitativa. A partir das informações obtidas percebeu-se que as aulas contextualizadas podem vir a ser um importante instrumento social na formação do cidadão à medida que os alunos perceberam que Estado e população estão ligados. Pois, quando, as autoridades se propõem a intervir no bem-estar das pessoas, de maneira a prevenir doenças e contribuir para uma melhor qualidade de vida, todos saem ganhando, uma vez que é a população que mantêm os recursos que possibilitam a conservação do local e dos serviços que consomem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectSaneamento-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectSanitation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleCidadania e ensino de ciências: aulas contextualizadas como ferramenta pedagógica para a formação da cidadania-
Título: dc.titleCitizenship and science teaching: contextualized classes as a pedagogical tool for the formation of citizenship-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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