Software interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7693781941703733-
Autor(es): dc.contributorPimentel, Andrey-
Autor(es): dc.contributorFrancisco, Antonio Carlos de-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.creatorCosta, Jessé Murilo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2662-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668218-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Produção técnica-
Descrição: dc.descriptionThe learning of Cell Biology in High School presents some obstacles to students, which are intrinsic to the content. First, there is a relatively extensive vocabulary of terms that is not part of everyday life. Second point, these terms may relate in complex ways that are difficult to assimilate. Finally, several biological processes take place in dynamic steps, which can be difficult to infer from static images. The general objective of this work is to develop an educational software that could aid in the teaching and learning process of Cell Biology in High School. Two principles used in the tool were the interactivity and graphical animation. The research had as a universe two first year classes of an Integrated Technical High School Course in Agroecology and Informatics totaling 80 students of a public federal school of the State of Paraná and it was based in the development, application and effectiveness test of a game having as focus the teaching of protein synthesis and its mechanisms of functioning, a subject linked to the study of Cell Biology. Efficacy tests were performed through an application of an open question, in order to evaluate the level of the students’ knowledge on the subject after an expositive class and a later application of the same question as an post evaluation, after the application of the game in class. The results were evaluated and characterized from four categories of learning in Biology, such as, Nominal, Functional, Structural and Multidimensional in ascending order of learning level. As a result, we verified by the evolution of the questions formulated by the students, given the aforementioned categories, that the product had a positive influence on learning and can contribute to the dynamism in the teaching of Cell Biology in High School.-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem de Biologia Celular no Ensino Médio apresenta alguns obstáculos aos alunos, que são intrínsecos ao conteúdo. Primeiramente, há um vocabulário relativamente extenso de termos que não fazem parte do cotidiano. Segundo ponto, esses termos podem se relacionar de maneiras complexas que são difíceis de assimilar. Finalmente, vários processos biológicos acontecem em etapas dinâmicas, que podem ser difíceis de deduzir a partir de imagens estáticas. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver um software educacional que pudesse auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Celular no Ensino Médio. Dois princípios usados na ferramenta foram a interatividade e a animação gráfica. A pesquisa teve como universo, duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio técnico integrado em agroecologia e informática totalizando 80 alunos de uma escola pública Federal do Estado do Paraná e foi baseada no desenvolvimento, aplicação e teste de eficácia de um jogo tendo como foco o ensino de síntese proteica e seus mecanismos de funcionamento, assunto vinculado ao estudo da Biologia Celular. Os testes de eficácia foram feitos iniciando-se com a aplicação de uma questão aberta que procurou levantar informações sobre o nível de conhecimento do aluno acerca do assunto após a aplicação de uma aula expositiva e posterior aplicação da mesma questão como pós teste, depois da aplicação do jogo em sala. Os resultados foram avaliados e caraterizados a partir de quatro categorias de aprendizado em Biologia, sendo essas, Nominal, Funcional, Estrutural e Multidimencional em ordem crescente de nível de aprendizado. Como resultado, constatamos pela evolução das questões formuladas pelos alunos, frente às categorias citadas, que o produto teve influência positiva no aprendizado e pode contribuir para a dinamicidade no ensino da Biologia Celular no Ensino Médio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCélulas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de computação interativos-
Palavras-chave: dc.subjectJogos para computador-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBiology - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCells - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInteractive computer systems-
Palavras-chave: dc.subjectComputer games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleSoftware interativo como ferramenta para a otimização do ensino de biologia celular-
Título: dc.titleInteractive software as a tool for optimization of cell biology teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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