Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSehn, Elizandra-
Autor(es): dc.creatorPereira, Vitor Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:07:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:07:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668205-
Descrição: dc.descriptionThis work had as main theme theory the Meaningful Learning of David Paul Ausubel, released in Brazil by Marco Antonio Moreira. From it, a teaching methodology is systematized, where emphasized an attitude of always active the students of a Full Degree in Sciences, Universidade Estadual de Maringá, in the disciplines of Física Geral I and Física Experimental I. The results showed, with emphasis, attitudinal deficiencies academics who may, as suggested, have originated in passivity required of these over traditional teaching. In this teaching, according to the literature, it has been the transmission of information through lectures, the almost total absence of experimental activities, the acquisition of knowledge disconnected from everyday life, too much emphasis on solving algebraic, one physics that presents itself as a science, compartmentalized, segmented, finished, ready and unchanging, among several other features which corroborate the results obtained.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática principal a teoria, construtivista, da Aprendizagem Significativa de Paul David Ausubel, divulgada no Brasil por Marco Antônio Moreira. A partir dela, sistematizou-se uma metodologia de ensino que priorizou uma postura sempre ativa dos acadêmicos de um curso de Licenciatura Plena em Ciências, da Universidade Estadual de Maringá, nas disciplinas de Física Geral I e Física Experimental I. Os resultados apontaram, com ênfase, as deficiências atitudinais dos acadêmicos, que podem, como se sugerimos, ter origem na passividade exigida destes ao longo do ensino tradicional. Neste ensino, de acordo com a literatura, tem se a transmissão de informações através de aulas expositivas, a quase total ausência de atividades experimentais, a aquisição de conhecimentos desvinculados do cotidiano, demasiada ênfase na resolução de exercícios memorísticos/algébricos, uma Física que se apresenta como uma ciência, compartimentalizada, segmentada, acabada, pronta e imutável, entre diversas outras características que corroboram com os resultados obtidos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConstrutivismo (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectConstructivism (Education)-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titlePesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.