Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galera, Joscely Maria Bassetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Galera, Joscely Maria Bassetto | - |
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansano Neto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Galizi, Mariana de Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:07:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:07:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18948 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668190 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve por objetivo apresentar uma alternativa no ensino da literatura brasileira aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do SESI - Belenzinho, onde a autora ministrou esta disciplina entre março e junho de 2015, pois, logo nas primeiras aulas, percebeu-se a dificuldade da compreensão e das interpretações textuais, sociais e históricas deste alunado, bem como sua inabilidade na percepção dos elementos de autoria. No que tange à intertextualidade, apropriou-se, comparativamente, de algumas obras de Carlos Drummond de Andrade, Chico Buarque de Holanda, Adélia Prado e Criolo. Dentro deste contexto, buscou-se a colaboração dos docentes de História e Sociologia para abordagem de temas comuns, tudo com a finalidade de provocar-se inferências dialógicas entre as manifestações artísticas e o contexto histórico, social e cultural da época da concepção das obras, bem como correlações possíveis com o panorama atual, ampliando assim a bagagem cultural do alunado e sua perspectiva crítica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Interdisciplinaridade e intertextualidade aplicadas ao ensino da literatura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: