Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wojslaw, Eliane Bianchi | - |
Autor(es): dc.contributor | Wojslaw, Eliane Bianchi | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Gómez, Magela Reny Fonticiella | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Priscilla Angel Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:07:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:07:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21199 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668160 | - |
Descrição: dc.description | The Active Methodology is a recent educational concept in Brazil, which the student is the main agent of his learning. In this context, one of the greatest challenges of education is teach in era marked by technological advances where pedagogical practices don’t follow such advances and are permeated by traditional activities and often excluded. For this reason, in this academic project, we sought to present what would be this methodology and the advantages of that application in the classroom, according to authors who discuss this topic. The advantages of using Active Methodology that allows the student to actually learn what is being taught, allows the appropriation of context and articulation with daily activity. As a disadvantage, point out the resistance and refuse that still exists on the part of teachers who doesn’t have the appropriate methodology and don’t use them or using them incorrectly. The active methodologies is one of the ways to improve the quality of education, and it’s necessary to improve / train the teachers só they can work with the most different groups of students, where everyone, regardless of their particularities, can materialize the realization of knowledge required. | - |
Descrição: dc.description | A Metodologia Ativa é um conceito educacional recente no Brasil em que o aluno é o principal agente de sua aprendizagem. Nesse contexto, um dos maiores desafios da educação seria ensinar em uma época marcada por avanços tecnológicos em que as práticas pedagógicas não acompanham tais avanços e são permeadas por atividades de cunho tradicional, muitas vezes excludentes. Por esta razão, neste trabalho, buscou-se apresentar o que seria essa metodologia e as vantagens da sua aplicação em sala de aula, de acordo com autores que discutem acerca deste tema. As vantagens da utilização da Metodologia Ativa é que ela permite que o aluno aprenda de fato o que está sendo ensinado, permite a apropriação dos conteúdos e a articulação com as ações do cotidiano. Enquanto desvantagem aponta-se a resistência e recusa que ainda existe por parte de professores que não tem conhecimento destas metodologias, não utilizando-as ou utilizando de maneira incorreta. As metodologias ativas são um dos caminhos para a melhoria da qualidade da educação, sendo necessário o aperfeiçoamento/formação do docente para que ele saiba trabalhar com os mais diversos públicos de estudantes, onde todos, independente de suas particularidades, possam materializar a efetivação dos saberes necessários. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | O uso das metodologias ativas no ensino superior | - |
Título: dc.title | The use of active methodologies in the university education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: