Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortoli, Marlene Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.creator | Rosar, Leandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:07:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:07:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21147 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668110 | - |
Descrição: dc.description | This work was the subject of investigative experimental activities, in the form of a reflexive bibliographical study, in order to determine the common points between experimental and traditional investigative activities, thus characterizing basic elements for the planning of truly investigative activities that to provide a true teaching and learning process, for which the work was divided into the following topics: Experimental activities in the discipline of chemistry; Why use experimentation in teaching chemistry? Ideal experimental activity; Didactic role of the experimental activity; Experimentation as a pedagogical path; Traditional versus investigative experimentation; Investigative activities done by demonstration and demonstration activities; Planning of an investigative experimental activity. The work was concluded, determining that experimental investigative activities in its planning, should include the following points: problem-solving, hypothesis-making, elaboration of procedures, data collection, data analysis and completion. Through the teacher’s mediation, and respecting the cognitive level of the class. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática, as atividades experimentais investigativas, na forma de um estudo bibliográfico reflexivo, com intuito de determinar os pontos comuns entre as atividades experimentais tradicionais e as de cunho investigativo, caracterizando assim, itens básicos para o planejamento de atividades realmente investigativas que propiciem um verdadeiro processo de ensino e aprendizagem, para isso dividiu-se o trabalho nos seguintes tópicos: As atividades experimentais na disciplina de química; Por que utilizar a experimentação no ensino de Química? Atividade experimental ideal; Papel didático da atividade experimental; Experimentação como caminho pedagógico; A experimentação tradicional versus investigativa; Atividades investigativas feitas por demonstração e atividades de demonstração; Planejamento de uma atividade experimental investigativa. Concluiuse o trabalho, determinando que as atividades experimentais investigativas em seu planejamento, devem contemplar os seguintes pontos: a elaboração de problemas, a elaboração de hipótese, a elaboração de procedimentos, coleta de dados, análise dos dados e a elaboração da conclusão. Através da mediação do professor, e respeitando o nível cognitivo da turma. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo | - |
Título: dc.title | Experimental investigative activities in teaching chemistry: a reflective bibliographic study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: