Aprendendo a aprender: a relevância de estratégias metacognitivas na aprendizagem de língua estrangeira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEngelbert, Ana Paula Petriu Ferreira-
Autor(es): dc.creatorNogari, Nilcéia Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:07:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:07:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19000-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668052-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study is to analyze the relevance of metacognitive strategies in foreign language learning. We present an overview of the language learning strategies, their definitions and how they have been classified. Through further analysis, this study discusses the possible definitions of metacognitive strategies, the concept of metacognition, its relevance to foreign language learning and the teacher's role in this process. Using a descriptive research through a questionnaire, this study examines whether foreign language learners have received training or instruction concerning the use of metacognitive strategies, as well as if they use them in their learning and how often. The findings of this research provide insights into the use of metacognitive strategies by students from basic to advanced level. Based on current theory and research, this study not only emphasizes the importance of metacognitive strategies in foreign language learning but also suggests that teachers should receive strategy training to assist students along their path to proficiency in the target language.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é analisar a relevância de estratégias metacognitivas na aprendizagem de línguas estrangeiras. Antes de adentrar especificamente tais estratégias, foi apresentado primeiramente um breve histórico acerca dos estudos em geral sobre estratégias de aprendizagem, suas definições e como têm sido classificadas. O presente estudo discute as possíveis definições de estratégias metacognitivas, o conceito de metacognição, sua relevância para o aprendizado de língua estrangeira e o papel do professor nesse processo. Além disso, por meio de uma pesquisa de campo e aplicação de questionário, verificou-se se alunos de língua estrangeira já receberam treinamento ou instruções sobre o uso de estratégias metacognitivas, bem como se eles a utilizam em sua aprendizagem e com que frequência. Os resultados desta investigação apresentam um panorama sobre a utilização dessas estratégias por alunos do nível básico ao avançado. Fundamentado em estudos contemporâneos, esta pesquisa, além de enfatizar a importância das estratégias metacognitivas no aprendizado de línguas estrangeiras, sugere que professores desta área sejam treinados para o uso dessa ferramenta podendo assim auxiliar seus alunos a atingir a proficiência na língua alvo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInterlíngua (Aprendizagem de línguas)-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectInterlanguage (Language learning)-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages, Modern-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Línguas Estrangeiras Modernas-
Título: dc.titleAprendendo a aprender: a relevância de estratégias metacognitivas na aprendizagem de língua estrangeira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.