Viabilidade técnica e econômica da utilização de recifes artificiais em concreto pré-moldado para contenção da arrebentação marítima no município de Matinhos/Pr

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNagalli, André-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcos Gândor Porto-
Autor(es): dc.creatorFontana, Felipe Almeida-
Autor(es): dc.creatorNeves, Luiz Felipe Miranda das-
Autor(es): dc.creatorMartins, Vinícius Annoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:07:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:07:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8343-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668036-
Descrição: dc.descriptionThe erosion problems occurring in the Parana coast are mainly due to occupation of the coastal waves and storms. Submerged reefs are deployed near the beach so that thecoastal current and wave intensity are reduced. The aim of this study was to investigate the technical and economic feasibility of using structural precast concrete for construction of artificial reef as a device to reduce erosion and improve surfabilidade Praia BravaMatinhos - PR. The results showed that the use of these structures as a solution executive,are sufficient to solve the problem at a lower cost (22%) compared to the solution withshopping bags filled with sand. Beyond the concrete that makes up the solution, in itspresent composition suitable materials for the construction of structures very similar to thenatural bedrock.-
Descrição: dc.descriptionOs problemas de erosão que ocorrem no litoral paranaense se devem principalmente à ocupação da faixa litorânea e às ondas de tempestades. Recifes submersos próximos à praia são implantados de forma que a corrente costeira e intensidade das ondas sejam reduzidas. O objetivo do presente estudo foi investigar a viabilidade técnica e econômica da utilização de estrutura em concreto pré-moldado para confecção de recife artificial como dispositivo de redução do processo erosivo e melhoria da surfabilidade da Praia Brava de Matinhos – PR. Os resultados mostraram que a utilização dessas estruturas como solução executiva, são suficientes para resolver o problema com um custo menor (22%) em relação à solução com sacas preenchidas com areia comercial. Além do concreto que compõe a solução proposta, apresentar em sua composição materiais adequados para a construção de estruturas muito semelhantes ao substrato rochoso natural.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Palavras-chave: dc.subjectConcreto pré-moldado-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução de concreto pré-moldado-
Palavras-chave: dc.subjectErosão-
Palavras-chave: dc.subjectRecifes artificiais-
Palavras-chave: dc.subjectPrecast concrete-
Palavras-chave: dc.subjectPrecast concrete construction-
Palavras-chave: dc.subjectErosion-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial reefs-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção Civil-
Título: dc.titleViabilidade técnica e econômica da utilização de recifes artificiais em concreto pré-moldado para contenção da arrebentação marítima no município de Matinhos/Pr-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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