Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Mario José Van Thienen da | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Hernani Batista da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Mario José Van Thienen da | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Hernani Batista da | - |
Autor(es): dc.contributor | Szmoski, Romeu Miqueias | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Mariele Andrade de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Pamela Giliet de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:07:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:07:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16608 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668035 | - |
Descrição: dc.description | Robotics as an educational product can be described as a mediating tool for acquiring knowledge about the Araneae Order and can provide interaction and learning in the classroom. The mediation between robotics and science teaching, in the specific case of the Araneae Order, known worldwide for its exuberant spiders, is directly linked to the determinants of contemporaneity and the use of technologies as a way of facilitating mediation and interaction between students and knowledge scientific. The Araneae Order is contained in our medium, in this way it becomes fundamental for students to understand how their vision and sensory system work, being a content of great relevance in science teaching and that arouses much curiosity between them. As is also the case with robotics, which is a technological tool that is constantly evolving in our daily lives, both approaches can allow interdisciplinary relationships in the school environment. Thus, in this work we propose a methodology for the teaching of spiders using robotics, based on Vygostky's theory. This adjunct methodology of the arduino composes the system of pedagogic robotics by what we call Robotic spider. | - |
Descrição: dc.description | A robótica como um produto educacional pode ser descrita como uma ferramenta mediadora para a aquisição de conhecimento referente a Ordem Araneae podendo proporcionar a interação e o aprendizado em sala de aula. A mediação entre a robótica e o ensino de ciências, no caso específico da Ordem Araneae, conhecida mundialmente por suas exuberantes aranhas, está diretamente ligada aos determinantes da contemporaneidade e a utilização das tecnologias como forma de propiciar a mediação e a interação entre alunos e conhecimento científico. A Ordem Araneae está contido no nosso meio, desta forma torna-se fundamental para os alunos compreenderem como sua visão e sistema sensorial funcionam, sendo um conteúdo de grande relevância no ensino de ciências e que desperta muita curiosidade entre eles. Como também é no caso da robótica, que é uma ferramenta tecnológica e que está em constantes evoluções em nosso cotidiano, ambas as abordagens podem viabilizar relações interdisciplinares no ambiente escolar. Sendo assim, neste trabalho propomos uma metodologia para o ensino das aranhas com a utilização da robótica, baseada na teoria de Vygostky. Esta metodologia adjunta do arduíno compõe o sistema de robótica pedagógica por isso chamamos de Roboranhas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aranhas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spiders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: