Português como língua de herança: estudo de caso sobre os desafios de aprendizagem na infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBaldin, Fernanda Deah Chichorro-
Autor(es): dc.contributorBaldin, Fernanda Deah Chichorro-
Autor(es): dc.contributorWerner, Maristela Pugsley-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de-
Autor(es): dc.creatorBenedito, Neotides da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:06:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:06:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18981-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668024-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a study about the difficulties of a child to learn Portuguese as Heritage Language in the familiar environment. It presents literature data on the actors involved in the process of acquisition of PLH, with emphasis on family role. It highlights Kim's theory, based on the alternance of stress, adaptation and growth, which will define the internal dynamics of intercultural experiences in the process of learning a language, as a second one, as a heritage language. It tells the story of a 7 years old girl, daughter of Brazilian mother and German father, who initially refused to speak Portuguese. It presents the strategies adopted in order that this target could be achieved, and that included more active participation in social environments of learning, adoption of domestic practices of conversation, immersion in Brazilian culture through traveling to Brazil. It follows up the development of the child over a year, and at the end it compares the literature and the obtained results, proving the effectiveness of the adopted strategies.-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia apresenta um estudo sobre as dificuldades de se aprender Português como Língua de Herança no ambiente familiar. Apresenta dados da literatura sobre os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem de PLH, com ênfase no papel da família. Destaca a teoria de Kim, que apresenta o aprendizado de um idioma, seja como segunda língua, seja como língua de herança, fundamentado na alternância entre estresse, adaptação e crescimento, que vai definir a dinâmica interna de experiências interculturais. Relata a trajetória de uma criança de 7 anos, filha de mãe brasileira e pai alemão, que inicialmente se recusava a falar esse idioma. Apresenta as estratégias adotadas para que tal objetivo pudesse ser alcançado, e que incluíram participação mais ativa em ambientes sociais de aprendizado, adoção de práticas domésticas de conversação, imersão na cultura brasileira através de viagem ao Brasil. Faz um acompanhamento da evolução dessa criança ao longo de um ano, e ao final comprova a eficácia das estratégias adotadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Línguas Estrangeiras Modernas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLínguas modernas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBilingüismo em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua materna-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages, Modern-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectBilinguism in children-
Palavras-chave: dc.subjectCultural property-
Palavras-chave: dc.subjectNative language-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
Título: dc.titlePortuguês como língua de herança: estudo de caso sobre os desafios de aprendizagem na infância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.