Pensamento computacional: a nova disciplina no ensino básico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDantas, Sérgio Carrazedo-
Autor(es): dc.contributorDantas, Sérgio Carrazedo-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Guilherme Francisco-
Autor(es): dc.contributorDorigão, Antônio Marcos-
Autor(es): dc.creatorMachado, Reginaldo de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:06:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:06:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19638-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668005-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to present the importance of Computational Thinking in Education and life, as well as to propose the construction of a new discipline, or as put by the BNCC (Common National Curricular Base) “curriculum component”, for the development of practices. To substantiate all the content, numerous researches were done by authors discussing the same theme, curricula from other countries that use similar proposals and current practices in Brazil that were recently “designed” through the BNCC. In addition a Maker or “hands-on” class model is proposed, with the use of various tools and differentiated methodology.-
Descrição: dc.descriptionEsse artigo tem por objetivo apresentar a importância do Pensamento Computacional na Educação e na vida, bem como propor a construção de uma nova disciplina, ou como colocado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) “componente curricular”, para desenvolvimento das práticas. Para fundamentar todo o conteúdo, foram feitas inúmeras pesquisas de autores, que discutem o mesmo tema, currículos de outros países que utilizam propostas semelhares e as atuais práticas no Brasil que foram recém “desenhadas” através da BNCC. Além disso é proposto um modelo de aula Maker ou “mão na massa”, com utilização de várias ferramentas e metodologia diferenciada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência computacional-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectComputational intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectRobotics-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Effect of technological innovations on-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titlePensamento computacional: a nova disciplina no ensino básico-
Título: dc.titleComputational thinking: the new discipline in basic education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.