Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dantas, Sérgio Carrazedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Dantas, Sérgio Carrazedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Guilherme Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Dorigão, Antônio Marcos | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Reginaldo de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19638 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668005 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to present the importance of Computational Thinking in Education and life, as well as to propose the construction of a new discipline, or as put by the BNCC (Common National Curricular Base) “curriculum component”, for the development of practices. To substantiate all the content, numerous researches were done by authors discussing the same theme, curricula from other countries that use similar proposals and current practices in Brazil that were recently “designed” through the BNCC. In addition a Maker or “hands-on” class model is proposed, with the use of various tools and differentiated methodology. | - |
Descrição: dc.description | Esse artigo tem por objetivo apresentar a importância do Pensamento Computacional na Educação e na vida, bem como propor a construção de uma nova disciplina, ou como colocado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) “componente curricular”, para desenvolvimento das práticas. Para fundamentar todo o conteúdo, foram feitas inúmeras pesquisas de autores, que discutem o mesmo tema, currículos de outros países que utilizam propostas semelhares e as atuais práticas no Brasil que foram recém “desenhadas” através da BNCC. Além disso é proposto um modelo de aula Maker ou “mão na massa”, com utilização de várias ferramentas e metodologia diferenciada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computational intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Effect of technological innovations on | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | - |
Título: dc.title | Pensamento computacional: a nova disciplina no ensino básico | - |
Título: dc.title | Computational thinking: the new discipline in basic education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: