Viabilidade técnica e econômica de veículos elétricos híbridos a etanol

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRufato Junior, Eloi-
Autor(es): dc.contributorHirsch, Saul-
Autor(es): dc.contributorRocha, Joaquim Eloir-
Autor(es): dc.contributorRufato Junior, Eloi-
Autor(es): dc.creatorWosniak, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:06:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:06:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8270-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667971-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a study of technical and economic feasibility of developing an electric hybrid vehicle that uses fuel like ethanol. It presents the models currently available in the Brazilian automotive market and its main constructive and performance characteristics as well as studies that measure and estimate the performance of ethanol when compared to gasoline. Presents an economic feasibility study based on historical fuel prices and characteristics of consumption, for both the conventional and the hybrid vehicle. At the end, it brings as a result a promising ethanol vehicle performance, but stresses that further work should be conducted in order to validate other models and design the vehicle itself.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda um estudo de viabilidade tecnica e econômica do desenvolvimento de um veículo híbrido elétrico que utiliza como combustível o etanol. Apresenta os modelos disponíveis atualmente no mercado automobilístico brasileiro, assim como suas principais características construtivas e de desempenho, assim como estudos que medem e estimam o desempenho do etanol quando comparado a gasolina. Apresenta-se um estudo de viabilidade econômica baseado no preço histórico dos combustíveis e suas características de consumo, tanto para o veículo convencional quanto o híbrido. Ao final, traz como resultado um promissor desempenho do veículo a etanol, mas salienta que futuros trabalhos devem ser conduzidos afim de validar outros modelos e projetar o veículo em si.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherCurso de Engenharia de Controle e Automação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectÁlcool como combustível-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de viabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectAlcohol as fuel-
Palavras-chave: dc.subjectFeasibility studies-
Palavras-chave: dc.subjectElectric vehicles-
Palavras-chave: dc.subjectElectric engineering-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleViabilidade técnica e econômica de veículos elétricos híbridos a etanol-
Título: dc.titleTechnical and economic viability of ethanol hybrid electric vehicles-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.