Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Amabilis de Jesus da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Amabilis de Jesus da | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffler, Ismael | - |
Autor(es): dc.contributor | Landa, Simone | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Mariana Galli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17026 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667924 | - |
Descrição: dc.description | The present article aims to discuss the concept of hybridism and miscegenation through the poetic production of the Cuban artist Ana Mendieta (1948-1985), in particular the actions performed in specific environments between the years of 1970 to 1980, during which she produced intensely with the artists members or visitors to the Multimedia Arts Program at the University of Iowa, founded by artist Hans Breder as a center of production, experimentation and discussion of perfomance art. Still, the research aims to highlight the intense relationships that are established on specific spaces, composing a ritualistic and performatic body, central element of his poetics. Such actions and their records in films and photographs, affirm an expanded, multiple and at the same time private and intimate body, a body "betweenplaces" and the possible transits between performance art, photography and other languages. | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem como objetivo abordar os conceitos de mestiçagem e hibridez através da produção poética da artista cubana Ana Mendieta (1948-1985), em especial as ações realizadas em ambientes específicos entre os anos de 1970 a 1980. Destaco esse período, justamente devido à importante participação da artista junto ao Programa de Artes Intermídias na Universidade de Iowa, centro referencial de produção, experimentação e discussão de perfomance art. Ainda, a pesquisa bibliográfica, seguida do levantamento e da análise das obras da artista, têm o intuito de destacar as intensas relações que se instauram sobre os espaços específicos de suas ações, compondo um corpo ritualístico e performático, elemento central de sua poética. Tais ações e seus registros em filmes e fotografias, são afirmadoras de um corpo-obra, expandido e múltiplo, particular e íntimo. Assim, proponho revelar os trânsitos e fricções entre a performance arte, a fotografia e outras linguagens, discussões que nos conduzem a compreensão dos conceitos de mestiçagem e hibridez e sua importância para as discussões sobre os processos que envolvem a produção de arte contemporânea. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Artes Híbridas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hibridismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Miscigenação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano - Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hybridism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Miscegenation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human body - Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES | - |
Título: dc.title | Ana Mendieta: corpo entre-lugares | - |
Título: dc.title | Ana Mendieta: body between places | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: