Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Amaraysa Cirino de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21922 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667900 | - |
Descrição: dc.description | This work had as main theme the verification of the efficiency of the use of new information technologies and communication in the classroom environmental education, along with a group of first-year students of the first primary education cycle, from a public school in the city of Ibaté (SP). From the prior knowledge presented by students through initial questionnaire, interventions were developed using ICT in the classroom. After the speeches, the questionnaire was reapplied in order to collect data on how the use of ICT was relevant to enrich the awareness of students about the topic discussed. As part of the results and conclusions of the study, we observed the effectiveness of the use of new information and communication technologies as resources for learning, creating propitious conditions for a meaningful education . | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática principal a verificação da eficiência do uso das novas tecnologias de informação e comunicação durante as aulas de Educação Ambiental, junto a uma turma de estudantes do primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Ibaté (SP). A partir do conhecimento prévio apresentado pelos alunos por meio de questionário inicial, foram elaboradas intervenções utilizando as TICs em sala de aula. Após as intervenções, o questionário foi reaplicado, a fim de levantar dados sobre o quanto o uso das TICs foi relevante para o enriquecimento da conscientização dos alunos sobre o tema abordado. Como parte dos resultados e conclusões finais da pesquisa, foi possível observar a eficácia da utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação como recursos para a aprendizagem, gerando condição propícia para uma educação significativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Água - Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O uso das TICs no 1º ciclo do ensino fundamental nas aulas de educação ambiental | - |
Título: dc.title | The use of ICTs in the 1st primary school cycle, in class environmental education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: