Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Rogério | - |
Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Rogério | - |
Autor(es): dc.contributor | Ranthum, Geraldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Canteri, Rafael dos Passos | - |
Autor(es): dc.creator | Scheneider, Thaís Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15953 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667881 | - |
Descrição: dc.description | This work seeks to verify the existence of interaction problems related to usability in Moodle 1.9.3 used by the technical computer course for internet, this environment is of great importance for this course since it follows the model of distance learning. In order to perform the identification of possible interaction failures, studies were performed on usability methods for troubleshooting Moodle and designing interfaces to create the prototype. In order to verify the usability of the system it is necessary to collect data and evaluate them, in the execution of this work were applied four methods: heuristic evaluation, observation, probing and experimental method. In order to verify the good and bad examples of interaction in Virtual Learning Environments interfaces, a heuristic evaluation was performed in three environments. Seeking to fix the problems of Moodle interactions by mirroring in the good and bad examples of interactions of other environments and raising data related to usability failures, the prototype was created using patterns of usability, design and other concepts of human computer interaction. | - |
Descrição: dc.description | O trabalho busca verificar a existência de problemas de interação relacionadas a usabilidade no Moodle em sua versão 1.9.3 utilizada pelo curso Técnico Informática para Internet, este ambiente se mostra de grande importância para este curso já que o mesmo segue o modelo de ensino à distância. Para que fosse realizada a identificação das possíveis falhas de interação foram realizados estudos em métodos de usabilidade para o levantamento de falhas no ambiente Moodle e design de interfaces para a criação do protótipo. Para que seja possível verificar a usabilidade do sistema é necessário recolher dados e avalia-los. Na execução deste trabalho foram aplicados quatro métodos, sendo eles: avaliação heurística, observação, sondagem e método experimental. Afim de verificar os bons e os maus exemplos de interação em interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem foi realizada uma avaliação heurística em 3 ambientes. Buscando sanar os problemas de interações do Moodle espelhando-se nos bons e maus exemplos de interações de outros ambientes é levantando dados relacionados a falha de usabilidade criou-se o protótipo utilizando-se de padrões de usabilidade, design e demais conceitos de interação humano computador. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interfaces (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer interfaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Uma proposta de melhoria de interface, através da avaliação de usabilidade do AVA Moodle | - |
Título: dc.title | A proposal for interface improvement, through the usability evaluation of AVA Moodle | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: