Sistema de gestão pedagógica (SGP) e avaliação escolar: a influência de uma tecnologia no agir do coordenador pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorWojslaw, Eliane Bianchi-
Autor(es): dc.creatorSilva, Claudia Gonçalves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:06:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:06:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667880-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to address the influence of the Pedagogical Management System (SGP) – a technological tool for pedagogical registration used by the Municipal Education Network of the City of São Paulo – in the actions of the Pedagogical Coordinators in front of the school evaluation. A bibliographic study was carried out on evaluation for learning, the role of the Pedagogical Coordinator in relation to the evaluation activities, the technological resources as facilitators of the school evaluation actions and the functionalities existing in the SGP. In addition, a field research was done with Pedagogical Coordinators of elementary schools of the Municipal Network of São Paulo. In a junction between technology and pedagogy, the present work contributes to the reflection on the quality of teaching, addressing the bias of school evaluation, with emphasis on learning for all students.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo abordar a influência do Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) – ferramenta tecnológica para registro pedagógico utilizado pela Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo – nas ações dos Coordenadores Pedagógicos diante à avaliação escolar. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre avaliação para a aprendizagem, a função do Coordenador Pedagógico frente às atividades avaliativas, os recursos tecnológicos como facilitadores das ações avaliativas escolares e as funcionalidades existentes no SGP. Além disso, uma pesquisa de campo foi feita com Coordenadores Pedagógicos de escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo. Em uma junção entre tecnologia e pedagogia, o presente trabalho colabora para a reflexão sobre a qualidade de ensino, abordando o viés da avaliação escolar, com ênfase na aprendizagem para todos os alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleSistema de gestão pedagógica (SGP) e avaliação escolar: a influência de uma tecnologia no agir do coordenador pedagógico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.