Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rech, Angela Laufer | - |
Autor(es): dc.contributor | Rech, Angela Laufer | - |
Autor(es): dc.contributor | Câmara, Carla Daniela | - |
Autor(es): dc.contributor | Schulz, Andrieli Terezinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Daiane Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13493 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667858 | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to verify the adopted visitation strategies and analyze the environmental awareness of visitors from private environmental park belonging to a company and slaughter swine slaughterhouse located in the municipality of Mediatrix, Paraná. To this end, we carried out data collection through interviews with the environmental management of the company and of a questionnaire to visitors, in addition to consulting the relevant literature to the study. It can be seen that the structure of the environmental park is suitable for visitors, which were represented by students of basic education, primary, secondary and higher, businessmen, elderly and associations. How to conduct the visit, there is a visitation script to assist the monitor, and the main points are related to the track, the viewpoints of artificial and natural waterfalls, and the existing mini hydroelectric plant in the park. Regarding the environmental awareness of visitors it was found that the main reason cited for such a visit was knowledge, and for visitors, the environmental park is considered a synonym of biodiversity and its importance is related to the preservation of native forest. Yet, what most caught the attention of visitors in relation to park structure wasthe fauna, flora and waterfalls. The results provide the basis for the development of environmental education strategies to be adopted for different public visitors. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivos verificar as estratégias de visitação adotadas e analisar a percepção ambiental dos visitantes de parque ambiental privado pertencente a uma empresa de abate e frigorífico de suínos, localizada no município de Medianeira, Paraná. Para tal, realizou-se levantamento de dados por meio de entrevista com a gestora ambiental da empresa e aplicação de questionário aos visitantes, além da consulta a literatura pertinente ao estudo. Pode-se perceber que a estrutura do parque ambiental é adequada para receber os visitantes, sendo estes representados por alunos do ensino básico, fundamental, médio e superior, empresários, idosos e associações. Quanto à condução da visita, existe um roteiro de visitação para auxiliar o monitor, sendo que os principais pontos abordados estão relacionados à trilha, aos mirantes das cachoeiras artificial e natural, e a mini usina hidrelétrica existente no parque. Em relação à percepção ambiental dos visitantes constatou-se que, a motivação principal mencionada para realização da visita foi o conhecimento, sendo que para os visitantes, o parque ambiental é considerado sinônimo de biodiversidade e sua importância está relacionada à preservação da vegetação nativa. Ainda, o que mais chamou a atenção dos visitantes em relação à estrutura do parque foi à fauna, a flora e as cachoeiras. Os resultados obtidos podem servir de base para a elaboração de estratégias de educação ambiental a serem adotadas para os diferentes públicos visitantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Percepção ambiental dos visitantes de parque ambiental localizado na cidade de Medianeira - Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: