Uma nova alternativa para o uso da TV pen drive em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWild, Rafael-
Autor(es): dc.contributorWild, Rafael-
Autor(es): dc.contributorLeite, Maici Duarte-
Autor(es): dc.contributorHotz, Celso-
Autor(es): dc.creatorBueno, Oscar Szpanic-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:06:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:06:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11592-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667834-
Descrição: dc.descriptionThe research presented in this text seeks to attend to two demands found in my experience in the classroom. The first one is the difficulty for teachers to find and produce content to use on the TV Pen Drive, a piece of multimedia equipment provided by the government to the state schools in Paraná. This equipment has limitations in terms of accepted file formats and other terms that will be better examined in the body of the work. The second demand consists of increasing the useful life span of this device. Even though TVs Pen Drive represent one of the highest investments ever made in the state education system, and have only 10 years of use in the classroom, they are becoming obsolete and hardly used. This situation leaves an alternative with great potential of use as a technological resource in the classroom practically unused. One of the alternatives encountered, presented in this work as solution for the identified problem, was the utilization of an adaptation “kit” involving an EZcast device, a RCA converter for HDMI and a 5V cell phone charger, to transform the TV Pen Drive into a “Smart TV”. The solution provides a “wireless” connection to diverse cell phones that use the Android operational system or Windows Phones. Teachers can use their own personal cell phone to exhibit on the TV the contents such as videos, presentations, photos, live images from the cell phone’s camera, mirror the cell phone’s screen to the TV, and to access the internet, YouTube and other applications that are commonly used on cell phones. The proposed solution can therefore greatly increase the utilization of the TV Pen Drive as a resource in the classroom, helping to make the classes very dynamic and practical, qualifying the use of this device and valuing the investment that takes place in great part of the classrooms of the schools in the state education network of Paraná.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa apresentada neste texto busca atender duas demandas encontradas em minha experiência em sala de aula. A primeira é a dificuldade dos professores encontrarem e produzirem conteúdos para ser utilizados nas TVs Pen Drive, equipamento multimídia fornecido pelo governo às escolas estaduais do Paraná. Este equipamento possui limitações em termos de formato de arquivo aceito e em outros termos que serão melhor examinados no corpo do trabalho. A segunda demanda consiste em aumentar a vida útil destes aparelhos. Apesar de representarem um dos maiores investimentos já feitos na educações do estado, e terem apenas 10 anos de utilização em sala de aula, estão se tornando obsoletas e pouco utilizadas. Esta situação deixa uma alternativa de grande potencial de uso como recurso tecnológico em sala de aula praticamente sem utilização. Uma das alternativas encontradas, apresentada neste trabalho como sugestão de solução para o problema identificado, foi a utilização de um "kit"de adaptação envolvendo um aparelho EZcast, um conversor RCA para HDMI e um carregador de celular 5V, para transformar a TV Pen Drive em uma "Smart TV". Esta solução provê conexão "wireless"com diversos aparelhos de celular que utilizem sistema operacional Android ou Windows Fone. A solução permite ao professor utilizar seu próprio aparelho celular pessoal para exibir na TV conteúdos como vídeos, apresentações, fotos, imagem em tempo real da câmera do celular, espelhar a tela do celular para a TV, acessar a internet, Youtube e demais aplicativos que são comumente utilizados no celular. A solução proposta pode assim aumentar muito a utilização da TV Pen Drive como recurso em sala de aula, auxiliando a tornar as aulas bastante dinâmicas e práticas, qualificando muito o uso deste aparelho e valorizando o investimento que se faz presente em grande parte das salas de aula das escolas da rede estadual de ensino do estado do Paraná.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherFrancisco Beltrao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Informática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão na educação-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos audiovisuais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTelevision in education-
Palavras-chave: dc.subjectAudio-visual materials-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleUma nova alternativa para o uso da TV pen drive em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.