Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Luciana Gomes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21159 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667819 | - |
Descrição: dc.description | The main objective of the present research was to understand the extent to which direct election to director contributes to a more democratic management and to a better reorganization and restructuring of the educational system, analyzing the difficulties faced by the director in the face of the scarcity of resources and, above all, investigating the causes of the authoritarianism existing in the school units, which comes mainly from an educational system incapable of providing the necessary structure for its proper functioning. In order to make possible the research results of a descriptive-exploratory nature, a questionnaire with questions directly related to the democratic management of public schools was used as data collection method, analyzing the means by which the school director is chosen, their implications for the progress of the unit, and consequently the impact on the learning process of learners. Finally, through all the work accomplished, it was possible to verify that it is urgent and necessary, in these new times, regardless of the type of choice of the school director and other educational leaders, to democratize the educational management starting with our schools, since we can not expect satisfactory results coming from public power and / or from other spheres of society. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo principal, buscar compreender até que ponto a eleição direta para diretor contribui para uma gestão mais democrática e para uma melhor reorganização e reestruturação do sistema educacional, analisando as dificuldades enfrentadas pelo diretor diante da escassez de recursos e sobretudo investigando as causas do autoritarismo existente nas unidades escolares, que provém, sobretudo de um sistema educacional incapaz de oferecer estrutura necessária ao seu bom funcionamento. A fim de tornar possível os resultados da pesquisa de natureza descritivo-exploratória, utilizou-se como método para coleta de dados um questionário com perguntas diretamente relacionadas a gestão democrática das escolas públicas, analisando os meios pelos quais é feita a escolha do diretor escolar, suas implicacões com relação ao andamento da unidade, e consequentemente o impacto no processo de ensino aprendizagem dos educandos. Enfim, por meio de todo o trabalho realizado, foi possível constatar que se faz urgente e necessário, nestes novos tempos, independente do tipo de escolha do diretor escolar e demais dirigentes educacionais, democratizar a gestão educacional a começar por nossas escolas, uma vez que não podemos esperar resultados satisfatórios que advém do poder público e/ou de outras esferas da sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracy and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management and organization | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | Democratizando a gestão escolar, eleição direta para diretor | - |
Título: dc.title | Democratizing school management, direct election to director | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: