Biodiversidade: o jogo de cartas como instrumento de ensino aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorSekine, Elisabete Satsuki-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Adriane Dall’ Acqua de-
Autor(es): dc.creatorSautchuk, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:06:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:06:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667810-
Descrição: dc.descriptionThe experiences lived as a scholarship holder of the PIBID program allowed to identify learning difficulties in the discipline of Biology, due to the complexity of some contents and the lack of motivations and differentiated strategies in classes. Based on this premise, it was proposed to develop a card game addressing the biodiversity of Campos Gerais. It is believed that this resource can be an alternative to help in the teaching-learning process and to emphasize the importance of preserving the Araucaria Forest, considering that many of its species are at risk of extinction one of the causes being deforestation by human action that occurs over time. The material has low cost for making and was made available free of charge through a website in order to contribute with Science and Biology teachers in the difficult task of teaching such important contents, especially in the period of pandemic with remote activities.-
Descrição: dc.descriptionAs experiências vividas como bolsista do programa PIBID permitiram identificar dificuldades de aprendizagem na disciplina de Biologia, devido à complexidade de alguns conteúdos e a falta de motivações e estratégias diferenciadas nas aulas. Partindo desta premissa, foi proposta a elaboração de um jogo de cartas abordando a biodiversidade dos Campos Gerais. Acredita-se que este recurso pode ser uma alternativa para ajudar no processo de ensino-aprendizagem e ressaltar a importância da preservação da Floresta com Araucária considerando que muitas de suas espécies correm o risco de extinção sendo uma das causas o desmatamento pela ação humana que ocorre no decorrer do tempo. O material possui baixo custo para confecção e foi disponibilizado gratuitamente por meio de um site a fim de contribuir com professores de Ciências e Biologia na difícil tarefa de ensinar conteúdos tão importantes, especialmente no período de pandemia com atividades remotas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFlorestas - Proteção-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidade florestal-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de carta-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectForest protection-
Palavras-chave: dc.subjectForest biodiversity conservation-
Palavras-chave: dc.subjectCard games-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleBiodiversidade: o jogo de cartas como instrumento de ensino aprendizagem-
Título: dc.titleBiodiversity: the card game as an instrument for teaching and larning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.