Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sérgio Augusto Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Leonardo Poltronieri | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sérgio Augusto Oliveira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Leonardo Poltronieri | - |
Autor(es): dc.contributor | Agulhari, Cristiano Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Durand, Fábio Renan | - |
Autor(es): dc.creator | Wollz, Danilo Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25432 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667803 | - |
Descrição: dc.description | This study proposes the use of a monitoring system in real time, developed from the LabVIEW graphical interface and applied to photovoltaic power generation systems. From information related to the incident solar radiation on the PV array and the temperature of it, the system is able to estimate the maximum power that the arrangement is capable of generating at that moment. In addition, the system acquires at the same time actual information of current and voltage of the PV array, being possible to compare the estimated values with those acquired in order to verify if the system is generating the maximum power that is able to supply. The monitoring system is diligent to a prototype developed in laboratory, composed by a DC-DC quadratic boost converter to the voltage rise stage and the DC-AC full-bridge converter for connection into the grid. Is accomplished the modeling of converters for the design of controllers in control loops, where these controllers are embedded in a digital signal processor. This way, by computer simulations and experimental results, the monitoring system developed is evaluated which enables to validate the study for the development of this work. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe o emprego de um sistema de monitoramento em tempo real desenvolvido a partir da interface gráfica LabVIEW, aplicado em sistemas de geração de energia fotovoltaica. A partir de informações referentes a radiação solar incidente sobre o arranjo fotovoltaico e temperatura do mesmo, o sistema é capaz de estimar qual a máxima potência que o arranjo é capaz de gerar naquele instante. Além disso, o sistema adquire ao mesmo tempo informações reais da corrente e da tensão do arranjo fotovoltaico, sendo possível comparar os valores estimados com os adquiridos a fim de verificar se o sistema está gerando a máxima potência que é capaz de fornecer. O sistema de monitoramento é aplicado em um protótipo desenvolvido em laboratório, composto pelo conversor CC-CC boost quadrático para o estágio de elevação de tensão e pelo conversor CC-CA Full-Bridge para a conexão com a rede elétrica. É realizada a modelagem destes conversores para o projeto dos controladores das malhas de controle, onde estes controladores são embarcados em um processador digital de sinais. Desta maneira, por meio de simulações computacionais e resultados experimentais, o sistema de monitoramento desenvolvido é avaliado, o que permite validar o estudo realizado para o desenvolvimento deste trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de energia fotovoltaica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conversores de corrente elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelyng | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photovoltaic power systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric current converters | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Monitoramento, modelagem e simulação em tempo real de sistemas fotovoltaicos utilizando a interface gráfica LabVIEW | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: