Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Winter, Lairton Moacir | - |
Autor(es): dc.creator | Pirez, Thais Simeoni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20845 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667783 | - |
Descrição: dc.description | This work has as main objective to demonstrate how the process of literacy and psychomotricity are dependent on one another and how they are inseparable and complementary. This research was made with justification that the psychomotricity contributes to the learning and socialization of students in the school process. The methodology used for its development was based on references basing in authors who defend the psychomotricity and its contribution in the literacy process. In summary, the research focuses that the psychomotricity development should be prioritized, as a basis for a meaningful and expressive work in literacy, reducing the difficulties of learning that are linked to psychomotor skills. Thus, we conclude that this work will contribute significantly to the debate about the development and learning of child, ensuring favorable learning situations. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho como objetivo geral demonstrou como o processo de alfabetização e a psicomotricidade são dependentes um do outro e como eles são inseparáveis e complementares. Esta pesquisa se deu com a justificativa de que a psicomotricidade contribui no processo de aprendizagem e de socialização do aluno no ambiente escolar. O procedimento metodológico utilizado para o desenvolvimento da mesma, foi a análise de literaturas produzidas nessa área, fundamentando-se em autores que defendem a psicomotricidade e sua contribuição no processo de alfabetização. Em síntese, a pesquisa contemplou, que é preciso priorizar o desenvolvimento psicomotor, como base para um trabalho significativo e expressivo na alfabetização, diminuindo as dificuldades de aprendizagens, que estão interligadas às habilidades psicomotoras. Assim, concluímos que este trabalho contribuiu significativamente com o debate acerca do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, garantindo situações favoráveis de aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Direitos: dc.rights | An error occurred on the license name. | - |
Direitos: dc.rights | An error occurred getting the license - uri. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia do movimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem por atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movement, Psychology of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | Contribuições da psicomotricidade no processo de alfabetização | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: