Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.creator | Britez, Kelly Pfingstag | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26788 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667726 | - |
Descrição: dc.description | Literacy are common processes that must happen together in learning. In this work, what was intended to discuss the importance of literature in this movement, how it could contribute. For this, bibliographic research was methodologically used to present and reflect on a historical opinion of children's literature in Brazil. Subsequently, an explanation and discussion about literacy, relating the literature and, finally, a brief analysis and observation of the children's books Na Roça and A boca do sapo by Mary and Eliardo França from the Gato e Rato collection. In these books, lyrics, lexical choices and illustration were analyzed, in order to know their participation in learning. And, so aiming, it was possible to perceive that it not only contributes being more significant along the way, but it can make the process of literacy and literacy more pleasant., as it seeks to aim, it can be seen that it not only contributes to being more significant along the way, but it can make the process of literacy more enjoyable. | - |
Descrição: dc.description | A alfabetização e o letramento são processos comuns que devem acontecer juntos na aprendizagem. Nesse trabalho, o que se pretendeu, é discutir a importância da literatura nesse movimento, como ela poderia contribuir. Para isso, utilizou-se metodologicamente a pesquisa bibliográfica para apresentar e refletir sobre um parecer histórico da literatura infantil, no Brasil. Posteriormente, uma explicação e discussão sobre alfabetização e letramento, relacionando a literatura e, por último, uma breve análise e observação dos livros infantis Na Roça e A boca do sapo de Mary e Eliardo França da coleção Gato e Rato. Nesses livros foram analisadas letra, escolhas lexicais e ilustração, visando saber sua participação na aprendizagem. E, por assim visar, pôde-se perceber que ela não só contribui sendo mais significativa no caminho, como pode tornar o processo de alfabetização e letramento mais prazeroso. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A importância da literatura na alfabetização a partir das obras: Na roça e A boca do sapo de Mary e Eliardo França | - |
Título: dc.title | The importance of literature in literacy from books: Na Roça e A boca do sapo of Mary e Eliardo França | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: