Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortelazzochar, Iolanda Bueno de Camargo | - |
Autor(es): dc.contributor | Kucharski, Marcus Vinicius Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Dallabona, Carlos Alberto | - |
Autor(es): dc.creator | Sora, Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:06:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:06:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667705 | - |
Descrição: dc.description | The present study focuses on the relation of the concepts of blended learning with the digital skills presented at BNCC. The translations of the term blended learning, whether in Portuguese or in another language, can mean both Hybrid Teaching and Hybrid Learning and this differentiation can be strategic to make teaching practice feasible according to the new educational documents. So how are the concepts of blended learning (hybrid teaching / learning) indicated to deal with a complex everyday situation, in the dimension of Digital Culture? Answering this question is strategic for the proper execution of what the BNCC proposes in its general competencies. The research objectives are: to analyze the different conceptions attributed to blended learning as a result of its translation into Portuguese and, from this, identify which of these conceptions is present in the structuring of the fifth competence of the National Common Curricular Base (BNCC). This research is exploratory, bibliographic and documentary, developed through the analysis of academic publications, between the years 2016 and 2020, on the Google Scholar platform. In the documentary procedure, the National Common Curricular Base will be the guiding thread of this approach, observing its general competences that have applicability over all basic education and guide the specificities of the basic education stages (early childhood education, elementary education and high school). The relationship observed between the concepts for blended learning and the requirements for the development of the fifth general competence of the National Common Curricular Base, which aims to develop digital competences, identifying whether the focus of the competence is on teaching practice (blended teaching) or meaningful learning (blended learning) is essential to develop a digitally literate student and insert the school in the context of digital culture. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo buscou relacionar as concepções de blended learning com as competências digitais apresentadas na BNCC. As traduções do termo blended learning sejam em língua portuguesa ou em outra língua podem tanto significar Ensino Híbrido como Aprendizagem Híbrida e esta diferenciação pode ser estratégica para viabilizar a prática docente segundo os novos documentos educacionais. Sendo assim como as concepções de blended learning (ensino/ aprendizagem híbridos) estão indicadas para lidar com uma situação complexa do cotidiano, na dimensão da Cultura Digital? Responder esta questão é estratégico para a adequada execução do que propõem a BNCC em suas competências gerais. Os objetivos da pesquisa são: analisar as diferentes concepções atribuídas a blended learning em decorrência da sua tradução para o português e, a partir disto, identificar qual destas concepções está presente na estruturação da quinta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa é exploratória, bibliográfica e documental, sendo desenvolvida mediante a análise de publicações acadêmicas, entre os anos de 2016 e 2020, na plataforma Google Acadêmico. No procedimento documental, tem-se a Base Nacional Comum Curricular como fio condutor desta abordagem, observando suas competências gerais que possuem aplicabilidade sobre toda a educação básica e norteiam as especificidades das etapas do ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). A relação observada entre as diferentes concepções para blended learning e os requisitos para o desenvolvimento da quinta competência geral da Base Nacional Comum Curricular, que visa desenvolver competências digitais, identificando se o foco da competência está sobre a pratica docente (ensino híbrido) ou a aprendizagem significativa (aprendizagem híbrida) é fundamental para desenvolver um estudante digitalmente letrado e inserir a escola no contexto da cultura digital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação baseada na competência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competency based education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | As concepções possíveis para blended learning e o desenvolvimento de competências segundo a Base Nacional Comum Curricular | - |
Título: dc.title | The possible conceptions for blended learning and the development of competences according to the National Common Curriculum Basis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: