A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWinter, Lairton Moacir-
Autor(es): dc.contributorWinter, Lairton Moacir-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorSantos, Cidmar Ortiz dos-
Autor(es): dc.creatorRefatti, Denize-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:06:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:06:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20622-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667697-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the teaching / learning methodologies and the conception of indigenous childhood, in which it was investigated through the bibliographic review and the application of questionnaires, on which the main methodologies used by indigenous and non-indigenous teachers in the Escola Estadual Indígena. It is understood the indigenous childhood from the Amerindian perspectives that consider the children as complete and autonomous beings. In this sense, it is understood as of fundamental importance the use of methodologies that understand and value the experiences and experiences of indigenous students.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática as metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena, no qual investigou-se através da revisão bibliográfica e da aplicação de questionários, sobre quais as principais metodologias utilizadas pelos professores indígenas e não indígenas numa Escola Estadual Indígena . Compreende-se a infância indígena a partir das perspectivas ameríndias que consideram as crianças como seres completos e autônomos. Nesse sentido, entende-se como de fundamental importância a utilização de metodologias que compreendam e valorizem as experiências e vivências dos alunos indígenas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectIndian children-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleA utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná-
Título: dc.titleThe use of teaching / learning methodologies and the conception of indigenous children in the escola estadual indígena-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.