Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Nilvania Aparecida de | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Jose Ricardo da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Camozzato, Silvana Tomazi | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Nilvania Aparecida de | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Thais Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:05:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:05:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14107 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667682 | - |
Descrição: dc.description | The environmental degradation is a matter of great importance for the present society, however, the same society has little sensitivity and knowledge on the subject. Soil, which has a relevant role in the environment, is still little known or studied, especially in elementary school, considered by many as the ideal time to form the values of future citizens. This ignorance makes the soil theme little valued by society, which makes soil education an important practice that must be adopted in the most diverse stages of teaching. The respective academic work was accomplished in the schools Antônio Cadorin, União and Jardim Primavera, all from the public network of the municipality of Pato Branco – PR with the students of the third grade of elementary school. The object of the present work is to evaluate the degree of knowledge of both parties on the soil by applying questionnaires to teachers and students, as well as to perform an explanation of the content with the help of a specific tool, in order to verify if this type of strategy presents positive result in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | A degradação ambiental é um tema de suma importância para a sociedade atual, entretanto, a mesma sociedade possui pouca sensibilidade e conhecimento em relação ao assunto. O solo, que possui papel relevante no ambiente, ainda é pouco conhecido ou estudado, especialmente no ensino fundamental, considerada por muitos como a época ideal para formar os valores dos futuros cidadãos. Este desconhecimento faz com que o tema solo seja pouco valorizado pela sociedade, o que torna a educação em solos uma prática importante que deve ser adotada nas mais diversas etapas de ensino. O respectivo trabalho foi realizado nas escolas Antônio Cadorin, União e Jardim Primavera, todas da rede pública do município de Pato Branco – PR com alunos da terceira série do ensino fundamental. O objetivo do presente trabalho é avaliar através da aplicação de questionários a professores e alunos o grau de conhecimento de ambas as partes sobre o solo, bem como realizar uma explanação do conteúdo com auxílio de uma ferramenta específica, visando verificar se esse tipo de estratégia apresenta resultado positivo em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias | - |
Publicador: dc.publisher | Agronomia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degradação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solos - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental degradation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soils - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soils - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO | - |
Título: dc.title | Uso de ferramenta específica no ensino de solos em escolas da rede pública do município de Pato Branco | - |
Título: dc.title | Use of specific tool in the teaching of soil in public schools of the municipality of Pato Branco - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: