Leitura e escrita no ensino de EJA no município de Santa Helena - PR: histórias de vida

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEscalada, Adriana Faria de-
Autor(es): dc.creatorTomasi, Liliane Ieda Dresch-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:05:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:05:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2011-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20338-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667646-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo monográfico presenta el contexto histórico del surgimiento de la educación de jóvenes y adultos en Brasil y hace un paralelo con las cuestiones de lectura y escrita que hacen parte de nuestra historia. Se sitúa el lector dentro de la modalidad EJA con sus individualidades y se habla de la formación necesaria al educador para trabajar con la misma. El objetivo de este trabajo fue, por lo tanto, presentar la clientela que frecuenta la EJA en la ciudad de Santa Helena, demostrar cuales los enlaces que mantienen con la lectura y la escrita, bien como comprobar que a través de actividades sencillas de lectura y producción textual se puede rescatar los valores socio-históricos de una población que tuvo sus derechos educacionales negados durante la niñez o adolescencia. Con la producción de textos autobiográficos los individuos pudieron conocer el otro y hacerse conocer mostrando los aspectos relevantes de su vida personal o estudiantil.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico apresenta o contexto histórico do surgimento da educação de jovens e adultos no Brasil e faz um paralelo com as questões de leitura e escrita que fazem parte de nossa história. Situa-se o leitor dentro da modalidade EJA com suas individualidades e formação necessária ao educador para trabalhar com a mesma. O objetivo deste trabalho foi, portanto, apresentar a clientela que frequenta a educação de jovens e adultos na cidade de Santa Helena, demonstrar quais os laços que mantém com a leitura e a escrita, bem como comprovar que através de atividades simples de leitura e produção textual, é possível resgatar os valores sócio-históricos de uma população que teve seus direitos educacionais negados durante a infância ou adolescência. Através da produção de textos autobiográficos os indivíduos puderam conhecer o outro e se fazer conhecer mostrando os aspectos relevantes de sua vida pessoal ou estudantil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura (Educação de adultos)-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades de vida-
Palavras-chave: dc.subjectReading (Adult education)-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectLife skills-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-
Título: dc.titleLeitura e escrita no ensino de EJA no município de Santa Helena - PR: histórias de vida-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.