Protótipo de sistema especialista para prognóstico de distúrbios de aprendizagem em dislexia e discalculia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReinaldo, Francisco Antonio Fernandes-
Autor(es): dc.contributorDanieli, João Paulo-
Autor(es): dc.contributorBiral, Raquel Biz-
Autor(es): dc.contributorReinaldo, Francisco Antonio Fernandes-
Autor(es): dc.creatorWanot, Edenilce-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:05:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:05:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667630-
Descrição: dc.descriptionChildhood is the period in which the child begins to present advances in the acquisition of knowledge and skills, it is during this period that more attention is needed on the part of the family and the pedagogical team. The present work will approach a prototype based on a specialist system to predict children with disorders in Dyslexia or Dyscalculia and aims to present auxiliary pedagogical and multidisciplinary teams to predict students with dyslexia and dyscalculia learning disorders based on neuropsychological and educational literature, bringing a battery of questions related to the problems found in the classroom facilitating the pre-diagnosis more quickly. It is hoped that this work may contribute to the education and development of children and the teaching process by reducing suffering in the acquisition of learning.-
Descrição: dc.descriptionA infância é o período onde a criança começa a apresentar avanços na aquisição do conhecimento e das habilidades, é neste período que se faz necessário a maior atenção por parte da família e da equipe pedagógica. O presente trabalho abordará um protótipo baseado em sistema especialista para prognosticar crianças com distúrbios em Dislexia ou Discalculia e tem como objetivo apresentar auxiliar equipes pedagógicas e multidisciplinares a prognosticar alunos com distúrbios de aprendizagem à Dislexia e Discalculia baseando-se na literatura neuropsicológica e educacional, trazendo uma bateria de perguntas relacionadas aos problemas encontrados em sala de aula, facilitando o pré diagnóstico com mais rapidez. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a educação e o desenvolvimento de crianças e processo de ensino diminuindo o sofrimento na aquisição da aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherFrancisco Beltrao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Informática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas especialistas (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducational software-
Palavras-chave: dc.subjectExpert systems (Computer science)-
Palavras-chave: dc.subjectLearning disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleProtótipo de sistema especialista para prognóstico de distúrbios de aprendizagem em dislexia e discalculia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.