Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Danieli, João Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Biral, Raquel Biz | - |
Autor(es): dc.contributor | Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Wanot, Edenilce | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:05:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:05:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11590 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667630 | - |
Descrição: dc.description | Childhood is the period in which the child begins to present advances in the acquisition of knowledge and skills, it is during this period that more attention is needed on the part of the family and the pedagogical team. The present work will approach a prototype based on a specialist system to predict children with disorders in Dyslexia or Dyscalculia and aims to present auxiliary pedagogical and multidisciplinary teams to predict students with dyslexia and dyscalculia learning disorders based on neuropsychological and educational literature, bringing a battery of questions related to the problems found in the classroom facilitating the pre-diagnosis more quickly. It is hoped that this work may contribute to the education and development of children and the teaching process by reducing suffering in the acquisition of learning. | - |
Descrição: dc.description | A infância é o período onde a criança começa a apresentar avanços na aquisição do conhecimento e das habilidades, é neste período que se faz necessário a maior atenção por parte da família e da equipe pedagógica. O presente trabalho abordará um protótipo baseado em sistema especialista para prognosticar crianças com distúrbios em Dislexia ou Discalculia e tem como objetivo apresentar auxiliar equipes pedagógicas e multidisciplinares a prognosticar alunos com distúrbios de aprendizagem à Dislexia e Discalculia baseando-se na literatura neuropsicológica e educacional, trazendo uma bateria de perguntas relacionadas aos problemas encontrados em sala de aula, facilitando o pré diagnóstico com mais rapidez. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a educação e o desenvolvimento de crianças e processo de ensino diminuindo o sofrimento na aquisição da aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Francisco Beltrao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas especialistas (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbios da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expert systems (Computer science) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Protótipo de sistema especialista para prognóstico de distúrbios de aprendizagem em dislexia e discalculia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: