Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalez, Mirian Maria Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Justulin, Andresa Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Raphael Peres Correia dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:05:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:05:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7356 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667623 | - |
Descrição: dc.description | No ano de 2002, o artigo “Água e óleo: modelagem e etnomatemática? ”, de Pedro Paulo Scandiuzzi, levantou, no meio acadêmico, uma discussão acerca das possíveis relações entre a modelagem matemática e a etnomatemática. Em resposta a ele, em 2003, os autores Milton Rosa e Daniel Clark Orey publicaram o artigo “Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! ”, que se contrapõe ao primeiro. Diante disso, temos como objetivo apresentar os entendimentos de pesquisadores da Educação Matemática sobre haver ou não relação entre modelagem matemática e etnomatemática. Para isso, realizamos algumas entrevistas, por meio de questionário enviado por e-mail, e analisamos as respostas utilizando os procedimentos metodológicos da Análise Textual Discursiva. Concluímos que todos os entrevistados identificam relações entre etnomatemática e modelagem matemática, sendo que alguns deles explicitam que essas relações podem ocorrer em sala de aula e alguns que essas relações dependem das concepções que se tem de ambas. Cinco desses entrevistados ressaltam a diferença entre elas, sendo que dois deles pontuam a diferença em sala de aula e dois deles a diferença pela concepção. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelyng | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Etnomatemática e modelagem matemática: da água para o vinho? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: