A pedagogia histórico crítica no estado do Paraná, o caminho até as DCEs da disciplina de educação física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortoloto, Claudimara Cassoli-
Autor(es): dc.creatorPigosso, Fernando Roberto Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:05:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:05:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20804-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667569-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a discussão do percurso e a análise do processo de construção das Diretrizes Curriculares do Estado Paraná (DCEs) com a realização de um resgate histórico e metodológico. Pretendeu-se verificar a relação o caminho percorrido pela educação do Paraná, partindo das teorias criticas e as correntes pedagógicas existentes nas práticas pedagógicas da Educação Física até a criação do documento norteador da Educação nesse Estado, em espacial da Educação Física através da consolidação das DCEs. Trata-se, portanto de uma pesquisa bibliográfica, de forma a estabelecer um amplo diálogo com as referências utilizadas que trataram dessa temática. O fim da ditadura militar levou o sistema educacional em nosso país a passar por uma grande reformulação, o que possibilitou o fortalecimento do caráter cientifico e metodológico de forma a dar maior consonância para o caráter cientifico da educação física, permitindo dessa forma a quebra de paradigma da aptidão física e da esportivização. O texto apresenta as teorias pedagógicas no âmbito da educação física. A análise das teorias críticas que possuem como base o materialismo histórico dialético da abordagem Histórico-Critica, pedagogia esta que busca realizar um resgate da importância da escola, oportunizou para essa disciplina uma nova organização no processo ensino-aprendizado. Como resultados desse estudo constatou-se que embora a pedagogia histórico crítica tenha influenciado diretamente as DCEs, há muitos professores que não ministram suas aulas e não incorporaram os pressupostos teóricos e metodológicos em sua práxis escolar. Isso tem levado a um ecletismo de diferentes tendências em suas práticas escolares. Por outro lado identificou-se o grande avanço dessas diretrizes, e a possibilidade de viabilizar outras metodologias que valorizam a atividade física, não como objeto de melhoramento e disciplinarização dos corpos, ou pela concorrência imposta entre os sujeitos praticantes da educação física. Mas professores e alunos podem constituirse enquanto sujeitos históricos do conhecimento, a partir de uma práxis transformadora, com metodologias que contribuem além da formação corporal, de ritmos e movimentos, despertar e desenvolver o senso crítico, a partir de uma nova ação incorporada e reproduzida por parte do professor viabilizando transformações que interferem diretamente no processo Ensino-Aprendizado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Legislação-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education and training - Law and legislation-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Curricula-
Palavras-chave: dc.subjectCritical pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Título: dc.titleA pedagogia histórico crítica no estado do Paraná, o caminho até as DCEs da disciplina de educação física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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