Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Liao, Tarliz | - |
Autor(es): dc.contributor | Liao, Tarliz | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Marcia de Medeiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Fábio Lennon Marchon dos | - |
Autor(es): dc.creator | Kloss, Claudia Tonioti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:05:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:05:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23781 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667508 | - |
Descrição: dc.description | This course shows paper presents a study of the state of the art on the use of Augmented Reality in the education of children and young people in elementary and high school. Bibliographies, theses and dissertations were searched and mapped from 2008 to 2018, for the collection of information that was relevant to the object of study, which was later used for analysis, from the perspective of Bardin (2016). This mapping and data analysis seeks to contribute to the understanding of some uses of augmented reality in the pedagogical practice of the analyzed works. As the object of study, 4 theses and 12 dissertations were identified, which were collected at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD. Data analysis allowed to identify how augmented reality can corroborate with pedagogical practice, as well as in the construction of knowledge, motivation and engagement of students, making education more attractive. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo do estado da arte sobre o uso da Realidade Aumentada na educação de crianças e jovens do ensino fundamental e médio. Foram pesquisadas e mapeadas bibliografias, teses e dissertações no período de 2008 a 2018, para a coleta de informações que fossem relevantes ao objeto de estudo, posteriormente foi utilizado para análise, sob a perspectiva de Bardin (2016). Este mapeamento e a análise dos dados, busca contribuir no entendimento de alguns usos da realidade aumentada na prática pedagógica dos trabalhos analisados. Como objeto de estudo foram identificadas 4 teses e 12dissertações, que foram coletadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações– BDTD. A análise de dados permitiu identificar como a realidade aumentada pode corroborar com a prática pedagógica, bem como na construção do conhecimento, na motivação e engajamento dos discentes, tornando a educação mais atrativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A realidade aumentada na educação: uma pesquisa do tipo estado da arte | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: