A realidade aumentada na educação: uma pesquisa do tipo estado da arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLiao, Tarliz-
Autor(es): dc.contributorLiao, Tarliz-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Marcia de Medeiros-
Autor(es): dc.contributorSantos, Fábio Lennon Marchon dos-
Autor(es): dc.creatorKloss, Claudia Tonioti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:05:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:05:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23781-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667508-
Descrição: dc.descriptionThis course shows paper presents a study of the state of the art on the use of Augmented Reality in the education of children and young people in elementary and high school. Bibliographies, theses and dissertations were searched and mapped from 2008 to 2018, for the collection of information that was relevant to the object of study, which was later used for analysis, from the perspective of Bardin (2016). This mapping and data analysis seeks to contribute to the understanding of some uses of augmented reality in the pedagogical practice of the analyzed works. As the object of study, 4 theses and 12 dissertations were identified, which were collected at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD. Data analysis allowed to identify how augmented reality can corroborate with pedagogical practice, as well as in the construction of knowledge, motivation and engagement of students, making education more attractive.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo do estado da arte sobre o uso da Realidade Aumentada na educação de crianças e jovens do ensino fundamental e médio. Foram pesquisadas e mapeadas bibliografias, teses e dissertações no período de 2008 a 2018, para a coleta de informações que fossem relevantes ao objeto de estudo, posteriormente foi utilizado para análise, sob a perspectiva de Bardin (2016). Este mapeamento e a análise dos dados, busca contribuir no entendimento de alguns usos da realidade aumentada na prática pedagógica dos trabalhos analisados. Como objeto de estudo foram identificadas 4 teses e 12dissertações, que foram coletadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações– BDTD. A análise de dados permitiu identificar como a realidade aumentada pode corroborar com a prática pedagógica, bem como na construção do conhecimento, na motivação e engajamento dos discentes, tornando a educação mais atrativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentada-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAugmented reality-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA realidade aumentada na educação: uma pesquisa do tipo estado da arte-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.