Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciana Pereira da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciana Pereira da-
Autor(es): dc.contributorRemenche, Maria de Lourdes Rossi-
Autor(es): dc.contributorRohling, Nívea-
Autor(es): dc.creatorPersegona, Marina Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:05:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:05:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8949-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667501-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to reflect on the process of evaluating texts of argumentative genres in Primary Education (from 6th to 9th grade). First, a brief overview is presented about mother tongue teaching, with special attention given to the issue of written text production and its evaluation in school. Next, proposals regarding the evaluation of texts previously elaborated by theorists, such as Passarelli (2012), Abaurre&Abaurre (2012), Antunes (2003) and Wachowicz (2015), are investigated and analyzed. Using these discussions as a basis, this study intends to deepen the analysis of evaluating argumentative textual genres and to propose a elaboration of a specific criteria table for these textual genres. To this end, a questionnaire completed by public school teachers from Paraná, Brazil, was applied and analyzed. It is believed that the use of a criteria table supports the process of evaluating argumentative texts.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe reflexões sobre o processo de avaliação da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar no Ensino Fundamental II. Para tanto, em um primeiro momento, será apresentado um breve panorama sobre o ensino de língua materna, em especial sobre a questão da produção de texto escrito e de sua avaliação na escola. Em seguida, serão investigadas e analisadas algumas propostas de avaliação de textos já elaboradas por outros teóricos, como Passarelli (2012), Abaurre&Abaurre (2012), Antunes (2003) e Wachowicz (2015). A partir dessas discussões, há um aprofundamento da avaliação da escrita de gêneros de base argumentativa e a elaboração de uma tabela de critérios específica para tais gêneros. Tal proposta é embasada nas concepções teóricas estudadas e na investigação, via questionário, com professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Letras Português/Inglês-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua materna - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística estrutural-
Palavras-chave: dc.subjectNative language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectStructural linguistics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleAvaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar-
Título: dc.titleEvaluating writing: reflections on evaluting wariting of argumentating texts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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