Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Scherpinski, Neusa Idick | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Tatiane Sanches | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:05:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:05:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21908 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667480 | - |
Descrição: dc.description | This study presents the assumption that the methodology of problem solving can contribute to overcoming learning difficulties in relation to the teaching of mathematics. It analyzes the activities chosen by teachers to develop their lessons through typing exercises and problems presented by mathematics textbook adopted by the school and used by teachers. As a matter of research, presents the following question: Problem solving has been used as a methodological strategy in the classroom? To clarify this issue, perform a qualitative study, which analyzes the utterances used by teachers during the first two months of classes in fourth grade of elementary school, and the students' notebook and observations made in the classroom. We conclude that most of the statements in the period analyzed focused analysis configured as recognition exercises, which, according to Butts (1997), who solves require the recall of facts, theories taught in previous classes. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo apresenta o pressuposto de que a metodologia da resolução de problemas pode contribuir com a superação das dificuldades de aprendizagem em relação ao ensino da Matemática. Para tanto, analisa as atividades escolhidas pelos professores para o desenvolvimento de suas aulas por meio da tipificação dos exercícios e problemas apresentados pelo livro didático de Matemática adotado pela escola e utilizado pelos professores. Como questão de investigação, apresenta a seguinte indagação: A resolução de problemas tem sido utilizada como estratégia metodológica nas salas de aula? A fim de esclarecer tal questão, realiza um estudo qualitativo, o qual analisa os enunciados utilizados por professoras no decorrer do primeiro bimestre em turmas de quarto ano do Ensino Fundamental, bem como, o caderno dos alunos e as observações realizadas em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | A utilização da estratégia de resolução de problemas em aulas de matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: