Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wojslaw, Eliane Bianchi | - |
Autor(es): dc.contributor | Wojslaw, Eliane Bianchi | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Winter, Lairton Moacir | - |
Autor(es): dc.creator | Dal Zotto, Mario Gilvani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:05:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:05:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667459 | - |
Descrição: dc.description | Learning today can be considered a basic necessity of all human beings, and this action should constitute a moment of pleasure and joy to happen spontaneously and have meaning. Music is one of the tools that can be used to achieve this premise. The educational context is going through a moment of transformation with the implementation of new information technologies and with the amount of knowledge to be transmitted to learners, with a view to a training that prepares social subjects for the globalized world. Thus education has happened in a somewhat mechanized way, causing a certain disenchantment, contributing to school dropout and failure. The present work presents the music and its importance in the learning of children, young people and adults, in the search to highlight in a particular way, ways that can contribute to make the educational process also a pleasurable moment for the students. In the theoretical basis, topics were discussed about music in a historical context and its contributions as an instrument of learning and development, seeking to rescue the contributions of the various authors who studied music in this context. The methodology used was the light of bibliographical research. It is evidenced that in the face of the transformations occurring in the world, the school has the capacity to rescue and recreate the learning process, being essential for this, to use tools such as music to achieve this objective. | - |
Descrição: dc.description | A aprendizagem na atualidade pode ser considerada uma necessidade básica de todos os seres humanos, e esta ação deve se constituir em um momento de prazer e alegria para que aconteça de forma espontânea e tenha significado. A música é uma das ferramentas que pode ser utilizada para se atingir esta premissa. O contexto educacional está atravessando um momento de transformação com a implementação das novas tecnologias da informação e com o volume de conhecimentos a serem transmitidos aos educandos, com vistas a uma formação que prepara os sujeitos sociais para o mundo globalizado. Assim a educação tem acontecido de uma forma um tanto mecanizada, causando certo desencanto, contribuindo para a evasão e o fracasso escolar. O presente trabalho apresenta a música e sua importância na aprendizagem das crianças, jovens e adultos, na busca por evidenciar de uma maneira particular, caminhos que possam contribuir para tornar o processo educativo também um momento prazeroso para os alunos. Na fundamentação teórica foram abordados tópicos sobre a música num contexto histórico e suas contribuições como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento, procurando resgatar as contribuições dos diversos autores que estudaram a música em todo este contexto. A metodologia utilizada efetivou-se a luz de pesquisa bibliográfica. Evidencia-se que em face às transformações ocorridas no mundo, a escola tenha a capacidade de resgatar e recriar o processo de aprendizagem, sendo imprescindível para isto, lançar mão de ferramentas como a música para a concretização deste objetivo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | A importância da música no processo de ensino e aprendizagem | - |
Título: dc.title | The importance of music in teaching learning process | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: