Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otávio-
Autor(es): dc.creatorMarino, Cleiton Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:05:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:05:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20318-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667415-
Descrição: dc.descriptionThis work had as object the elaboration and analysis of one teaching trajectory and learning that contains 14 mathematical tasks created in the light of Realistic Mathematics Education. Low-floored constructions were explored as the central context for the tasks, so that mathematical ideas could emerge based upon tasks such as taking measurements of walls, interacting with colleagues, producing texts, creating project sketches among others. For this, qualitative research with an interpretative character was utilized, regarding the analysis of the tasks. The Realistic Mathematics Education, besides being the teaching approach that teachers should adopt when applying this material in their classes, also served as theorical contribution for the tasks’ analysis.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo a elaboração e a análise de uma trajetória de ensino e aprendizagem que contém 14 tarefas matemáticas criadas à luz da Educação Matemática Realística. Exploraram-se como contexto central das tarefas as construções de plantas baixas de casas para que as ideias matemáticas emergissem a partir de tarefas como tomar as medidas de paredes, interagir com os colegas, produzir textos, criar de esboços de projetos, entre outras. Para isso, utilizou-se da metodologia qualitativa de cunho interpretativo no que tange a análise das tarefas. A Educação Matemática, além de ser a abordagem de ensino que os professores devem adotar ao aplicar esse material em suas aulas, serviu ainda de aporte teórico para análise das tarefas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação Matemática e Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercícios-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Problems, exercises, etc-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleNa minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística-
Título: dc.titleIn my house has mathematics: a didactic proposal in the light of realistic mathematical education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.