Design pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCasagrande Junior, Eloy Fassi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8353762351277382-
Autor(es): dc.contributorSaavedra Filho, Nestor Cortez-
Autor(es): dc.contributorUltramari, Clovis-
Autor(es): dc.contributorBernardinis, Marcia de Andrade Pereira-
Autor(es): dc.contributorCasagrande Junior, Eloy Fassi-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Henrique Jakobi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:05:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:05:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3809-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667398-
Descrição: dc.descriptionNis research deals with themes related to avoidance of deaths and reduction of traLc damage, focusing on urban/road design. TraLc is one of the major causes of death, considered by the World Health Organization a global epidemic. In order to meet one of the Sustainable Development Goals, which is to reduce at least half the number of traLc victims, the United Nations has launched the Decade of Actions for Road Safety 2011-2020, of which Brazil is a signatory. Starting from the notion that the infrastructure does not promote predictability, the objective of this work is to identify elements of road design that support users' expectations, facilitate the traLc task and increase the potential for cycling. It is thus investigated how design can contribute to the production of safe and sustainable transit. Experiences of studies on Self-Explaining Roads (SER) are collected; and an approach on SER is carried out by the application of a questionnaire with road users. Nis paper address design problems and solutions in order to make roads self-explaining and the data produced by the questionnaire reveal some clues about self-explaining design elements of roads; however, further studies are needed in order to obtain more conclusive results.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa aborda temas referentes a evitabilidade de mortes e redução de danos no trânsito, com foco no desenho urbano/rodoviário. O trânsito é uma das maiores causas de morte, considerado pela Organização Mundial da Saúde uma epidemia global. A :m de atender um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, foi lançada a Década de Ações pela Segurança Viária 2011–2020, da qual o Brasil é signatário, que possui a meta de reduzir pelo menos metade o número de vítimas do trânsito. Partindo da noção de que a infraestrutura não promove previsibilidade, o objetivo deste trabalho é identi:car elementos de design das vias que sustentem as expectativas dos usuários, facilitem a tarefa de trânsito e aumentem o potencial de ciclabilidade. Investiga-se, assim, como o design pode colaborar com a produção de um trânsito seguro e sustentável. São coletivizadas experiências de estudos sobre Estradas Autoexplicativas (SER); e é realizada uma abordagem sobre SER pela aplicação de um questionário com usuários das vias. O trabalho aborda problemas e soluções de design para fazer estradas autoexplicativas; os resultados produzidos pelo questionário revelam algumas pistas sobre elementos de design autoexplicativos das vias. Mais pesquisa é necessária a :m de se obter resultados mais conclusivos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRuas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalização-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito urbano - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectLevantamentos de origem e destino do trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade por acidentes de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectSinais e placas de sinalização-
Palavras-chave: dc.subjectTrânsito - Fluxo-
Palavras-chave: dc.subjectAcidentes de trânsito-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectStreets - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectCity planning-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic signs and signals-
Palavras-chave: dc.subjectCity traffic - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectOrigin and destination traffic surveys-
Palavras-chave: dc.subjectLiability for traffic accidents-
Palavras-chave: dc.subjectSigns and signboards-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic flow-
Palavras-chave: dc.subjectTraffic accidents-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleDesign pela evitabilidade de acidentes e mortes: para um trânsito seguro e sustentável-
Título: dc.titleDesign towards avoidance of road crashes and deaths: for a sustainable and safe traffic-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.