Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Finau, Rossana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6152070189347993 | - |
Autor(es): dc.contributor | Finau, Rossana Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Gusso, Angela Mari | - |
Autor(es): dc.contributor | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Willian Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:05:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:05:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3319 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667378 | - |
Descrição: dc.description | The present study analyzed, from the socio-theoretical approach for studies on textual genres, the process of producing gender-based argumentative planning (opinion article) in two distinct supports: digital, word processor "Word 2010", using keyboard, mouse and monitor e; in traditional holder, paper with ballpoint pen. The writing planning process and its relation with the final version of the texts were highlighted, but some implications were also evaluated between producing in each of the supports, when appropriate. In order to do so, the scientific methodology, of an interpretative nature that guided this work, was elaborated based on the assumptions of Deslandes (1992), Chizzotti (2006) and Minayo (1992). In order to participate in the research and to write in the two supports, 10 students of Portuguese Literature were selected because they are producers of texts that are already in Higher Education and have contact with the two technological strands analyzed here: analog and digital. With regard to the choice of the genre that was produced and its characterization, the work was based on the ethnographic sociorre-theoretical proposal: Swales (1990) and Bhatia (1993); socio-historical cultural sociorecretor: Miller (1992), Freedman (1994), Swales (1996) Bazerman (2006) and Devitt (2009); and communicative: Gülich (1970), Steger (1982), Bergmann (1995) and Berkenkotter (1995). As regards the studies on writing and reading in the supports investigated here, the basic work considered comes from the studies of Haas (1995), on the use of technology for the promotion of writing and the concepts on literacy / multiletramentos, supported by authors such as: Rojo (2013), Street (2012) and Kleiman (2014). The main result obtained with this research indicates that each of the supports investigated, the digital and the analogue, demands a specific strategy to plan and produce with quality the discursive genre, opinion article. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo analisou, a partir da abordagem sociorretórica para estudos sobre gêneros textuais, o processo de produção de planejamento do gênero de base argumentativa (artigo de opinião) em dois suportes distintos: digital, processador de texto “Word 2010”, com uso de teclado, mouse e monitor e; no suporte tradicional, papel com caneta esferográfica. Comparou-se, em destaque, o processo de planejamento da escrita e sua relação com a versão final dos textos, porém também foram avaliadas algumas implicações entre se produzir em cada um dos suportes, quando oportuno. Para tanto, a metodologia científica, de caráter interpretativista, que norteou este trabalho, foi elaborada com base nos pressupostos de Deslandes (1992), Chizzotti (2006) e Minayo (1992). Para participar da pesquisa e escrever nos dois suportes, foram selecionados 10 alunos de Letras Português, por serem produtores de textos que já estão no Ensino Superior e terem contato com as duas vertentes tecnológicas aqui analisadas: analógica e digital. No que diz respeito ao encaminhamento para a escolha do gênero que foi produzido e sua caracterização, o trabalho se valeu da proposta sociorretórica de caráter etnográfico: Swales (1990) e Bhatia (1993); sociorretórica sócio-histórica cultural: Miller (1992), Freedman (1994), Swales (1996) Bazerman (2006) e Devitt (2009); e comunicativa: Gülich (1970), Steger (1982), Bergmann (1995) e Berkenkotter (1995). No que se refere aos estudos sobre escrita e leitura nos suportes aqui investigados, o trabalho de base considerado vem dos estudos de Haas (1995), sobre o uso da tecnologia para a promoção da escrita e dos conceitos sobre letramento/ multiletramentos, sustentados por autores como: Rojo (2013), Street (2012) e Kleiman (2014). O principal resultado obtido com esta pesquisa aponta que, cada um dos suportes investigados, o digital e o analógico, demanda um tipo de estratégia específica para planejar e produzir com qualidade o gênero discursivo, artigo de opinião. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita - Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de palavras - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação escrita - Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing - Planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing - Effect of technological innovations on | - |
Palavras-chave: dc.subject | Word processing - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rhetoric | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Written communication - Technological innovations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social sciences - Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Planejamento de escrita em meio digital e analógico | - |
Título: dc.title | Writing planning in digital and analog support | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: