A função do professor frente ao aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ricardo dos-
Autor(es): dc.creatorVitorassi, Regiane Ferrari Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:05:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:05:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20578-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667372-
Descrição: dc.descriptionO artigo propõe a discussão sobre o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) e as dificuldades apresentadas no contexto escolar, tanto pelo aluno quanto pelo professor. Entendido como um distúrbio crônico, que geralmente surge na infância e se manifesta por meio da hiperatividade, do distúrbio da atenção, da impulsividade e da agitação, o TDAH pode, muitas vezes, gerar graves problemas como distúrbios emocionais e dissociais de aprendizagem. No entanto, cabe ressaltar que a criança “hiperativa” apresenta esses comportamentos conforme as circunstâncias e a intensidade em que ocorrem. Diante de tais paradigmas observou-se a necessidade em compreender o transtorno e investigar as causas, as consequências na aprendizagem, os tipos de tratamentos e como se dá o ensino e aprendizagem para esse alunado, bem como definir qual a função do professor nesse processo. Este trabalho, portanto, aborda assuntos sobre o TDAH, com base em materiais bibliográficos sobre o transtorno e pesquisa de campo, exploratória, utilizando-se de questionários e entrevista com profissionais da educação e estudo de caso, visando contribuir para o melhor desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças hiperativas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectHyperactive children-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA função do professor frente ao aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.