Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Clizeide de | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Glecia Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20656 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667360 | - |
Descrição: dc.description | In this work, we sought to gather data with the purpose of answering the following problem: how the reader’s letter genre is being explored, in different theoretical materials. Bakhtin (2003) proposes to analyze the discursive genre of the reader in a critical and reflexive way, observing its elements: thematic content, style, and compositional construction. It is also important to note that textual genres have been modified throughout the development of the language through the process of teaching the mother tongue, as well as the essential aspects such as the intensification of studies on textual genres in school environments, with the main objective of involving orality and writing, besides the use of language, and good communication, always focus on writing how to know how to produce, write well, differentiate several modalities, have ability and flexibility in front of any writing situation. For the development of the present study, bibliographic research was used. The bibliographical research was based on scientific publications and literatures of the area of textual genres, analyzing the vision of different authors with knowledge of the subject. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, buscou-se reunir dados com o propósito de responder ao seguinte problema: como o gênero carta do leitor está sendo explorado, em diferentes materiais teóricos. Tem como objetivo analisar o gênero discursivo carta do leitor, de uma forma critica e reflexiva, observando seus elementos: o conteúdo temático, o estilo, e a construção composicional, segundo orientações de Bakhtin (2003). Também é importante destacar que os gêneros textuais têm se modificado ao longo de seu desenvolvimento através do processo de ensino da língua materna, além dos aspectos essenciais como a intensificação dos estudos sobre os gêneros textuais nos ambientes escolares, tendo como objetivo principal envolver a oralidade e a escrita, além do uso da língua, e de boa comunicação, centrar-se sempre na escrita como saber produzir, escrever bem, diferenciar diversas modalidades, ter habilidade e flexibilidade diante de qualquer situação da própria escrita. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica baseou-se em publicações cientificadas e literaturas da área de gêneros textuais, analisando a visão de diferentes autores conhecedores do assunto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education – Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary form | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | Estudo do gênero carta do leitor | - |
Título: dc.title | Gender ender study letter to the reader | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: