Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marczal, Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | Maczal, Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Paulo Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Carolina Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Leticia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11851 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667251 | - |
Descrição: dc.description | The technology is gaining more space and importance in education, going from the use of computers and specific softwares for teaching and learning. Among the projects focused on education, there are authoring tools to create and provision learning objects. The FARMA is an authoring tool that has the focus in the context of error recovery and apprentice hits, a key element for the analysis of learning of an individual. To store this information FARMA generates a large redundancy data, which slows the recovery of contexts errors and successes. Thus, this work presents a new modeling of the FARMA database, which provides a version control of learning objects. This modeling stores the contexts of learner interaction with a learning object, and according to this context, ensures the correct data for the generation of learner performance statistics within a learning object and even within a class. Therefore, this work has the differential of obtaining a versioning model of low complexity and little data redundancy. | - |
Descrição: dc.description | A tecnologia está ganhando cada vez mais espaço e importância na educação, indo desde o uso de computadores até softwares específicos para o ensino e aprendizagem. Dentre os projetos com foco na educação, existem as ferramentas de autoria para criação e disponibilização de objetos de aprendizagem. A FARMA é uma ferramenta de autoria que tem o foco na recuperação do contexto de erros e acertos do aprendiz, elemento fundamental para a análise da aprendizagem de um indivíduo. Para armazenamento dessas informações a FARMA gera uma grande redundância de dados, o que torna lenta a recuperação dos contextos. Deste modo, este trabalho apresenta uma nova modelagem do banco de dados da FARMA, que fornece um controle de versão dos objetos de aprendizagem. Essa modelagem armazena os contextos de interação do aprendiz com um objeto de aprendizagem, e de acordo com esse contexto, garante os dados corretos para a geração das estatísticas de desempenho do aprendiz dentro de um objeto de aprendizagem e até mesmo no âmbito de uma turma. Sendo assim, este trabalho tem o diferencial de obter uma modelagem de versionamento de baixa complexidade e pouca redundância de dados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banco de dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura de rede de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data bases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer network architectures | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Controle de versão para armazenamento do contexto da interação do aprendiz com objetos de aprendizagem | - |
Título: dc.title | Version control for context storage of apprentice interaction with learning objects | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: