Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.contributor | Bocardi, Juliane Maria Bergamin | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Junior, Elias Lira dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Heep, Graciela Leila | - |
Autor(es): dc.creator | Pelaquim, Luciane de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25817 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667236 | - |
Descrição: dc.description | In this work, a bibliographic survey was developed about articles published at high school using case studies in the last five years. Thus, in preparing it, the objective was to collect data that can subsidize researchers and even chemistry teachers with a panoramic view of the characteristics and trends commonly applied in relation to the studied theme and its application in the classroom. From the search in national teaching magazines, four publications were found, according to the preestablished criteria, which were analyzed and grouped according to their characteristics. Within these characteristics, it was found that several chemistry contents can be approached, but that this method is normally used in order to involve students in the process and promote effective learning based on problem solving, in what concerns formats of application, it is clear that working with small groups is the most used, as far as impressions are concerned, it is noted that both teachers and students indicate a positive outlook for the use of the case study, highlighting mainly how much the interaction between those involved in the process contribute to the teaching and learning process. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, foi desenvolvido um levantamento bibliográfico acerca de artigos publicados em nível médio com a utilização de estudo de casos nos últimos cinco anos. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se levantar dados que possam subsidiar pesquisadores e até mesmo professores de química com uma visualização panorâmica das características e tendências comumente aplicadas no que tange a temática estudada e sua aplicação em sala de aula. A partir da busca em revistas nacionais de ensino, foram encontradas quatro publicações, de acordo com os critérios preestabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas segundo suas características. Dentro destas características verificou-se que vários conteúdos de química podem ser abordados, mas que normalmente esse método é utilizado com o intuito de envolver os estudantes no processo e promover uma aprendizagem efetiva e baseada na resolução de problemas, no que se trata de formatos de aplicação, percebesse que o trabalho com pequenos grupos é o mais utilizado, já no que tange as impressões, nota-se que tanto professores quanto estudantes indicam um olhar positivo para o emprego do estudo de caso, destacando principalmente o quanto a interação entre os envolvidos no processo contribui no processo de ensino e aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case method | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | O estudo de caso nas aulas de química em nível médio: uma revisão bibliográfica | - |
Título: dc.title | Case study in high school chemistry classes: a bibliographic review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: