Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Luiz Fernande | - |
Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Luiz Fernande | - |
Autor(es): dc.contributor | Giasson, Oldair Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Antonelli, Ricardo Adriano | - |
Autor(es): dc.creator | Briskiewicz, Lilian Borella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14181 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667235 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research is to identify the spending of the Federal Technological University of Paraná Câmpus Pato Branco with undergraduate courses in 2015 to classify them in optimal cost per graduated student and inefficient spending. They were collected and segregated the 2015 fiscal year spending and used the ideal costing system to calculate and measure the results. After calculated the cost of each course and graduate student in 2015, using the national average of students approval in federal universities, that year was possible to analyze what are the courses that have losses and are considered "normal" or "abnormal", based on the average rate of approval. The results show that 5 courses formed a number of above the national average and 7 courses form amounts of students below the national average, generating an abnormal waste of R $ 5,141,260.07 caused by idleness in places available. It is suggested that cost management analysis systems are deployed to assist managers in making basic decisions efficiency and effectiveness in the spending of public money. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa é identificar os gastos dos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco no ano de 2015 para classifica-los em custo ideal por aluno formado e gastos ineficientes. Foram coletados e segregados os gastos do exercício 2015 e utilizou-se o sistema de custeio ideal para apuração e mensuração dos resultados. Após calculado o custo de cada curso e dos alunos formados no ano de 2015, através da utilização da média nacional de aprovação de alunos em universidades federais, naquele ano foi possível analisar quais são os cursos que possuem ineficiências e se são consideradas “normais” ou “anormais”, tendo como base o índice médio de aprovação. Os resultados apontam que 5 cursos formaram uma quantidade de alunos acima da média nacional e 7 cursos formam quantidades de alunos abaixo da média nacional, gerando um desperdício anormal de R$ 5.141.260,07 causado pela ociosidade nas vagas disponíveis. Sugere-se que sejam implantados sistemas de análise de gestão de custos para auxiliar os gestores na tomada de decisões básicas da eficiência e eficácia no gasto do dinheiro público. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | Ciências Contábeis | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade de custo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de valor (Controle de custo) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Custos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Custeio baseado em atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cost accounting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Value analysis (Cost control) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Costs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity-based costing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | - |
Título: dc.title | Identificação dos gastos dos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco e mensuração do custo ideal por aluno | - |
Título: dc.title | Identification of expenditure of undergraduate courses at the Federal Technological University of Paraná Câmpus Pato Branco and measure the optimal cost per student | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: