Design de uma prova escrita de matemática: um processo reflexivo da prática avaliativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3399032085207656-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otávio-
Autor(es): dc.contributorPedrochi Junior, Osmar-
Autor(es): dc.creatorAntunes, Tiago Ponciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:04:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:04:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3913-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667197-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Provas escritas em uma prática de avaliação formativa: uma oportunidade de desenvolvimento profissional.-
Descrição: dc.descriptionReflecting on the evaluative practice in the classroom is part of the Mathematics Education context. These practices, in the context of the classroom of mathematics, in turn are restricted, almost for the most part, in the application of a single instrument of evaluation: the written test. The core of the research is to reflect on the evidence (elements) raised from the teacher's reflection on the preparation, application and correction of a written test, in order to improve the teaching and learning processes. It is a qualitative research of an essentially descriptive nature, theoretically anchored in Formative Evaluation and Didactic Assessment. The reflections presented are based on the analysis of three cycles of interaction of application of a written test in three formats: proof of taking home; group test and two-stage test. These tests were applied to three groups of students of the 6th grade of Elementary School of two state schools of Paraná in the city of Londrina during the second half of 2017 and the first half of 2018. These cycles of interaction are based on the Research in Development approach (Design Research). Through the three applications, reflections and refinements of tasks and evaluation tools as well as the grids of corrections, it was possible to recognize elements that, when elaborating / rewriting a written test, make it possible to rethink an evaluation practice that serves the learning process, these elements refer to the learning environment, the learning objectives and difficulty. From this process of analysis, it was possible to infer that a teacher to (re) elaborate the instruments used has the opportunity to develop teaching knowledge of the evaluative practice (to which it occurred), as well as to the evaluative practice (future actions); to recognize the possibility of provoking changes in the school reality, in the direction of involving students in an evaluation process that subsidizes and guides the teaching and learning processes. The educational product from this research is a booklet aimed at teachers with the primary purpose of provoking in the reader the reflection about their evaluation process.-
Descrição: dc.descriptionRefletir sobre a prática avaliativa em sala de aula faz parte do contexto da Educação Matemática. Essas práticas, em contexto de sala de aula de matemática, por sua vez se restringem, quase que na maioria das vezes, na aplicação de um único instrumento de avaliação: a prova escrita. O cerne da pesquisa está em refletir acerca dos indícios (elementos) levantados a partir da reflexão do professor sobre a elaboração, aplicação e correção de uma prova escrita, na direção de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho essencialmente descritivo, ancorada teoricamente na Avaliação Formativa e na Avaliação Didática. As reflexões apresentadas partem da análise de três ciclos de iteração de aplicação de uma prova escrita em três formatos: prova de levar para casa; prova em grupo e prova em duas fases. Essas provas foram aplicadas a três grupos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas estaduais do Paraná na cidade de Londrina durante o segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018. Esses ciclos de interação baseiam-se na abordagem de Pesquisa em Desenvolvimento (Design Research). Por meio das três aplicações, reflexões e refinamentos de tarefas e de instrumentos de avaliação bem como as grelhas de correções foi possível reconhecer elementos que, ao elaborar/reelaborar uma prova escrita, possibilitam repensar uma prática avaliativa que serve ao processo de aprendizagem, esses elementos referem-se ao ambiente de aprendizagem, aos objetivos e dificuldade de aprendizagem. A partir desse processo de análise, foi possível inferir que um professor ao (re)elaborar os instrumentos utilizados tem a oportunidade de desenvolver saberes docentes da prática avaliativa (a que ocorreu), assim como para a prática avaliativa (ações futuras); de reconhecer a possibilidade de provocar mudanças na realidade escolar, na direção de envolver os alunos em um processo de avaliação que subsidia e orienta os processos de ensino e de aprendizagem. O produto educacional oriundo dessa pesquisa é um livreto direcionado aos professores com objetivo primeiro de provocar no leitor a reflexão acerca de seu processo avaliativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectDidatics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleDesign de uma prova escrita de matemática: um processo reflexivo da prática avaliativa-
Título: dc.titleDesign of a written test of mathematics: a reflexive process of evaluative practice-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.