Educação ambiental nos anos iniciais: uma proposta com sequência didática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Siumara Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8750304206034451-
Autor(es): dc.contributorMartiniak, Vera Lúcia-
Autor(es): dc.contributorLima, Siumara Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorFoggiatto, Rosemari Monteiro Castilho-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Celia Rejane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:04:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:04:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2347-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667186-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Caderno pedagógico de sequência didática das atividades sobre o processo de reciclagem do material orgânico e inorgânico aplicado ao ensino de ciências nos anos iniciais no ensino fundamental-
Descrição: dc.descriptionThe current study had as research goal to present an analysis of the contributions of didactic sequence in science education in the early years of elementary school. The research took place from the following question: "Which contributions, the didactics sequence, can provide for scientific literacy of students in the early years of primary education on environmental issues"? In support, began at guiding education documents discussed in the Brazilian context about the teaching of science (KRASILCHIK, 2000; OVIGLI; BERTUCCI, 2009 BERTUCCI, 2011). We sought to study the proposal of contextualized science teaching in an interdisciplinary perspective, as Frigotto (2008) and FARM (1997). The importance of the teacher's role as mediator of learning of his students, and his contribution to scientific literacy has the focus (LORENZETTI and DELIZOICOV, 2001). The importance of organizational forms of pedagogical work and the didactic sequence, as a teaching strategy, was highlighted (DOLZ, NOVERRRAZ & SCHNEUWLY (2004) and NERY (2007). From a methodological point of view, the study is characterized as a participant and applied observation research. The data analysis approach is qualitative. Since the study aimed the development of a product, it was proposed an interdisciplinary project in science education, Environmental Education in the early years: a proposal by didactic sequence" resulting in a Pedagogical exercise book on recycling process of organic and inorganic material applied to the Science Teaching at early years in elementary school, in order to offer teachers, teaching strategies that comprehend education by interdisciplinary project. The research took place at public municipal institution at Ponta Grossa-PR, involving children 8-9 years old, in the 1st year of the 2nd cycle, series / early years of elementary school. The data were obtained from oral presentations and activities of students, recorded in portfolio, which indicated that this teaching strategy facilitates the student evaluation. The portfolio assists teacher evaluation and leads students to the initiation of scientific literacy. The study showed that the issue may be worked in the classroom, by dynamic and contextualized way, through the use of technology, in addition to being used as reference to the work of various disciplines. The interdisciplinary proposal in the development of instructional sequence alone is not enough to build the scientific knowledge of the students, what makes the difference is the teacher's attitude.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo de pesquisa apresentar uma análise das contribuições da sequência didática ao Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação deu-se a partir da seguinte questão: “Quais as contribuições que a Sequência Didática pode proporcionar para a alfabetização científica dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as questões ambientais”? Como fundamentação, partiu-se de documentos norteadores da educação discutidos no contexto brasileiro acerca do ensino de Ciências (KRASILCHIK, 2000; OVIGLI; BERTUCCI, 2009, BERTUCCI, 2011). Buscou-se estudar a proposta do ensino de Ciências contextualizada, em uma perspectiva interdisciplinar, conforme FRIGOTTO (2008) e FAZENDA (1997). Enfocou-se a importância do papel do professor como mediador da aprendizagem do seu aluno, e sua contribuição na alfabetização científica (LORENZETTI e DELIZOICOV, 2001). Destacou-se a importância das modalidades organizativas do trabalho pedagógico e a sequência didática como estratégia de ensino (DOLZ, NOVERRRAZ & SCHNEUWLY (2004) e NERY(2007). Do ponto de vista metodológico, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa de observação participante e aplicada. A abordagem da análise dos dados é qualitativa. Como o estudo visou o desenvolvimento de um produto , foi proposto um Projeto interdisciplinar no Ensino de Ciências, “Educação Ambiental nos anos iniciais: uma proposta com sequência didática” que resultou em um Caderno Pedagógico de atividades sobre o processo de reciclagem do material orgânico e inorgânico aplicado ao Ensino de Ciências nos anos iniciais no Ensino fundamental, com o objetivo de oferecer aos professores, estratégias de ensino que contemplem o ensino por projeto interdisciplinar. A pesquisa aconteceu em uma instituição de rede Pública Municipal de Ponta Grossa-PR, envolvendo crianças de 8 a 9 anos de idade, no 1º ano do 2º ciclo, séries/anos iniciais do Ensino fundamental. Os dados foram obtidos das exposições orais e nas atividades dos alunos, registrados em portfólio, os quais indicaram que essa estratégia de ensino facilita a avaliação do aluno. O processofólio auxilia na avaliação do professor e conduz os alunos à iniciação do processo de alfabetização científica. O estudo apontou que o tema pode ser trabalhado em sala de aula, de uma maneira dinâmica e contextualizada, através do uso das tecnologias, além de poder ser utilizada como referência para o trabalho de diversas disciplinas. A interdisciplinaridade proposta no desenvolvimento da sequência didática, por si só não é suficiente para a construção do conhecimento científico dos alunos, o que faz a diferença é a postura do professor.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleEducação ambiental nos anos iniciais: uma proposta com sequência didática-
Título: dc.titleEnvironmental education in the early years: a proposal by didactic sequence-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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