Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Filietaz, Marta Rejane Proença | - |
Autor(es): dc.contributor | Filietaz, Marta Rejane Proença | - |
Autor(es): dc.contributor | Witkoski, Silvia Andreis | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Zinara Marcet de | - |
Autor(es): dc.creator | Boa Sorte, Cristiane Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19620 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667181 | - |
Descrição: dc.description | This monograph seeks to contribute to a new technological rationality based on the idea of knowledge and technology through Augmented Reality, - understood as two predominant basic forces today - With the changes in society and the technological world, the ways of teaching / learning too changed, both educators and learners realize that many conventional classes are outdated. In this sense, we investigate an analysis of the use of the Augmented Reality tool in pedagogical practice, historically conceptualizing the use of technologies through Virtual Reality (VR) and finally Augmented Reality (AR). Identifying lesson practices through Augmented Reality using smart phone applications and not forgetting the understanding that educators need to have about Augmented Reality (AR). For the development of this article we seek to reflect on the role that educators have and their development for a pedagogical formation through Augmented Reality, we propose a methodology that will draw on the interrelated theoretical assumptions between education and technology in a contemporary society. . From the reading of the authors the realization of this monograph will develop conjectures and compare before curious facts. We know that simply the student stimulated the epistemologically curious experience will be able to break with the challenges of today. | - |
Descrição: dc.description | Nessa monografia busca contribuir para uma nova racionalidade tecnológica a partir da ideia do conhecimento e da tecnologia através da Realidade Aumentada, - entendidos como duas forças básicas predominante na atualidade - Com as mudanças na sociedade e do mundo tecnológico, as formas de ensinar/aprender também sofreram alterações, tantos os educadores como os educandos percebem que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas. Nesse sentido, investiga-se uma análise do uso da ferramenta da Realidade Aumentada na prática pedagógica, conceituando historicamente o uso das tecnologias através da Realidade Virtual (RV) e por fim a Realidade Aumentada (RA). Identificando práticas de aulas por meio da Realidade Aumentada utilizando aplicativos para Smartphones e não esquecendo a compreensão que os educadores precisam ter a respeito da Realidade Aumentada (RA). Para o desenvolvimento do presente artigo busca-se refletir acerca do papel que os educadores tem e o seu desenvolvimento para uma formação pedagógica através da Realidade Aumentada, propõe-se uma metodologia que irá se valer dos pressupostos teóricos interrelacionados entre educação e tecnologia numa sociedade contemporânea. A partir da leitura dos autores a concretização dessa monografia irá desenvolver conjecturas e comparar perante fatos curiosos. Sabemos que simplesmente o educando estimulada a vivência epistemologicamente curiosa conseguirá romper com os desafios da atualidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Augmented reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: