Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Maurini de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Flávia Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Oséias Santos de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Lizyane Francisca Silva dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:04:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:04:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19942 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/667131 | - |
Descrição: dc.description | In modernity, communication and information technologies (ICTs) are present in the daily life of educational institutions, in the lives of students and teachers, reaching the point of becoming recurrent pedagogical resources for new educational proposals. ICTs gain their space insofar as they present themselves as possibilities of interactivity, attract attention to content, promote motivation in the teaching-learning process, and help in expanding the cultural repertoires of their learners. The misuse of these technologies within schools end up devaluing and discharacterizing certain "contents" as Brazilian popular culture, for example, since much of this technology is foreign and emerged in a different context of this country. Faced with this reality, it is necessary for teachers to be able to work with ICTs from Early Childhood Education, promoting intentional proposals that lead students to learn the knowledge historically produced by humanity. To reflect on these and other questions, this study aims to investigate whether ICTs can be used as pedagogical resources in Early Childhood Education to expand, disseminate and preserve the contact of children with Brazilian popular culture; and how this can be done. The chosen approaches are based on the following authors: FREIRE (2006, 2013), SANTAELLA (2003) and WOLTON (2012). | - |
Descrição: dc.description | Na modernidade as tecnologias da comunicação e informação (TIC) se fazem presentes no cotidiano das instituições educativas, na vida de alunos e professores, chegando ao ponto de se tornarem recursos pedagógicos recorrentes para as novas propostas de educação. As TICs ganham seu espaço na medida em que se apresentam como possibilidades de interatividade, atraem a atenção para os conteúdos, promovem motivação no processo de ensino-aprendizagem, além de auxiliar na ampliação dos repertórios culturais de seus educandos. O mau uso destas tecnologias dentro das escolas acabam desvalorizando e descaracterizando determinados “conteúdos” como a cultura popular brasileira, por exemplo, já que boa parte dessa tecnologia é estrangeira e surgiu em um contexto diferente deste país. Diante desta realidade, é necessário que os professores estejam capacitados para trabalharem com as TICs desde a Educação Infantil, promovendo propostas intencionais, que levem os alunos a aprenderem os conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Para refletir sobre estas e outras questões, este trabalho tem como objetivo pesquisar se as TICs podem ser utilizadas como recursos pedagógicos na Educação Infantil para ampliar, disseminar e preservar o contato das crianças com a cultura popular brasileira; e de que forma isto pode ser feito. As abordagens escolhidas baseiam-se nos seguintes autores: FREIRE (2006, 2013), SANTAELLA (2003) e WOLTON (2012). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular culture - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Tecnologias na educação infantil: a contribuição das tecnologias da informação e comunicação como recurso pedagógico na difusão e preservação da cultura popular brasileira | - |
Título: dc.title | Technologies in children education: the contribution of information and communication technologies as a pedagogical resource in the diffusion and preservation of brazilian popular culture | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: